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Plano de marketing o cartão de crédito no segmento private

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Plano de marketing o cartão de crédito no segmento private

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Título Plano de marketing o cartão de crédito no segmento private
Autor Agustini, Rosane
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Co-orientador Esteves, Priscila Silva
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Cartão de crédito
Instituição financeira
Plano de marketing
Resumo O cartão de crédito está sendo cada vez mais utilizado, substituindo gradativamente o uso de cédulas, moedas e cheques nas transações entre compradores e vendedores. As Instituições financeiras, bancos e muitas lojas oferecem a seus clientes cartões com múltiplas funções e que podem ser utilizados pelos consumidores na compra de um grande número de bens e serviços. A ABECS - Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (2011) apresenta dados estatísticos que demonstram o crescimento do mercado de cartões. Com base neste mercado, que está em constante crescimento, as Instituições financeiras desenvolvem cartões destinados a atender e fidelizar seus clientes. No presente trabalho, destacam-se os cartões para o segmento de clientes de Alta renda Private, um público multi-bancarizado e com potencial de consumo elevado, e por isso mesmo público alvo de estratégias de marketing. Este trabalho buscou formular um Plano de marketing para auxiliar a aumentar a utilização de cartão de crédito numa base de clientes Private de uma Instituição Financeira. Para a coleta de dados, foram utilizadas pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade semi-estruturadas. Com base nas pesquisas realizadas, foi estruturado o Plano de marketing, as questões estratégicas e propostos três planos de ação. Verificou-se que para aumentar a utilização de cartão de crédito, os gerentes devem divulgar para todos seus clientes os benefícios e as vantagens da utilização do cartão, e estes contatos devem ser feitos de forma sistemática e regular para cada cliente.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/80657
Arquivos Descrição Formato
000900368.pdf (187.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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