Repositório Digital

A- A A+

A extinção da substituição de cargos comissionados e sua influência na motivação dos funcionários

.

A extinção da substituição de cargos comissionados e sua influência na motivação dos funcionários

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A extinção da substituição de cargos comissionados e sua influência na motivação dos funcionários
Autor Silva, Ricardo Cunha da
Orientador Costa, Silvia Generali da
Co-orientador Sawitzki, Roberta Cristina
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Gestão de pessoas
Motivação : Trabalho
Resumo O trabalho apresentado elenca teorias de diversos autores sobre o tema motivação no trabalho, que serviram de base para uma pesquisa implementada junto ao grupo de funcionários detentores do cargo de Assistente de Negócios da agência Estilo do Banco do Silva, localizada na cidade de Porto Alegre/RS. Buscou-se identificar a influência da extinção da substituição de cargos comissionados na motivação dos funcionários da Agência Estilo do Banco do Silva. Para tanto, primeiro descreveram-se as tarefas inerentes aos cargos de Assistente de Negócios e Gerente de Contas em unidades de negócios do Banco do Silva; em seguida, identificaram-se quais fatores motivavam e quais desmotivavam os Assistentes de Negócios a realizarem as tarefas de Gerentes de Contas quando da ausência destes, antes da extinção da substituição de cargos comissionados; após, relataram-se como se sentem os Assistentes de Negócios em relação à realização das tarefas de Gerentes de Contas quando da ausência destes, após a extinção da substituição de cargos comissionados; e, por fim, elaboraram-se sugestões de ações que possam ser implementadas para manter a equipe motivada diante do problema identificado, com base na pesquisa realizada. Existe relevância no assunto, pois o Banco do Silva passou recentemente por um processo de mudanças que afetou diretamente na remuneração de seus funcionários. Com o propósito de atingir os objetivos propostos foi realizado um estudo de caso, com abordagem qualitativa e caráter descritivo e exploratório. Como técnica de coleta de dados utilizou-se questionários e entrevistas. Através da técnica de análise de conteúdo codificou-se os textos extraídos das entrevistas e identificou-se nas respostas dadas pelos entrevistados, os fatores motivadores e desmotivadores, chegando-se ao resultado de que a extinção das substituições teve grande influência na motivação dos funcionários do Banco do Silva, podendo-se comparar uma grande quantidade de fatores desmotivadores que foram gerados com essa extinção, bem como a diminuição da quantidade de fatores motivadores após essa mudança relevante ocorrida no Banco.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/80659
Arquivos Descrição Formato
000899355.pdf (578.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.