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Assédio moral nas relações de trabalho bancário

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Assédio moral nas relações de trabalho bancário

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Título Assédio moral nas relações de trabalho bancário
Autor Ferreira, Simara Segabinazzi
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Co-orientador Silva, Flavia Pereira da
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Assédio moral
Trabalho bancário
[en] Banking environment
[en] Bullying
[en] Suffering at work
Resumo O presente trabalho aborda o tema do instituto do assédio moral no ambiente corporativo bancário. Como objetivo geral, busca-se identificar a percepção dos funcionários sobre os principais fatores desencadeantes do assédio moral e, objetivos específicos, verificar a compreensão do significado do assédio moral no ambiente bancário pelos funcionários; caracterizar as formas de agressão mais freqüentes no ambiente de trabalho bancário e identificar os efeitos do assédio moral para os trabalhadores bancários. A partir dos resultados obtidos e da análise da literatura, tem-se que o assédio moral é uma forma de violência psicológica que atinge o funcionalismo, com conseqüências no âmbito pessoal e profissional e, até mesmo, na saúde da vítima. A pesquisa foi realizada com trinta e quatro funcionários de uma instituição financeira de economia mista, integrantes de um curso de pós-graduação à distância, ocupantes de cargos diversos, desde caixa executivo até gerente geral, de diversos Estados do país. Em análise dos resultados, constatou-se que o assédio moral no ambiente de trabalho bancário dá-se, de maneira geral, com a cobrança excessiva de metas por parte dos superiores hierárquicos, contrapondo-se ao profissionalismo, podendo causar efeitos físicos e psíquicos aos trabalhadores. Viu-se, também, que ele ocorre independente de sexo ou idade, mas sim conforme o cargo exercido na empresa, sempre de forma vertical. Apesar de ser um tema que está em voga atualmente, é bastante polêmico, razão pela qual se cuidou para que os entrevistados se sentissem à vontade para responder, através de e-mail, garantindo, assim, o sigilo absoluto das respostas.
Abstract This paper addresses the issue of the Institute of bullying in corporate banking. As a general goal, we seek to identify the perception of employees on the main triggers of bullying and specific objectives, check the understanding of the meaning of harassment by employees in the banking environment, characterize the most common forms of aggression in the workplace banking and identify the effects of bullying to bank employees. From the results obtained and the literature review, is that bullying is a form of psychological functionalism that reaches, with consequences in the personal and professional, and even the health of the victim. The survey was conducted with thirty-four employees of a financial institution of mixed economy, members of a graduate course at a distance, the occupants of various positions, from executive to general manager box, several states in the country. In analyzing the results, it was found that bullying in the workplace banking is, in general, with the goals of overcharging on the part of superiors, in contrast with the professionalism, may cause physical and psychological effects in workers. It became clear also that it occurs regardless of sex or age, but according to the position held in the company, always in a vertical manner. Despite being a theme that is in vogue today, is quite controversial, reason took care to which respondents feel free to reply by e-mail, thus ensuring strict confidentiality of responses.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/80668
Arquivos Descrição Formato
000900969.pdf (406.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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