Repositório Digital

A- A A+

Reestruturação da área de apoio aos negócios de um banco : o retrato do momento de transição

.

Reestruturação da área de apoio aos negócios de um banco : o retrato do momento de transição

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Reestruturação da área de apoio aos negócios de um banco : o retrato do momento de transição
Autor Mendes, Simone Schmaedecki
Orientador Grisci, Carmem Ligia Iochins
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Reestruturação produtiva
Setor bancário
Resumo O presente trabalho objetiva analisar as implicações da reestruturação produtiva da área de apoio aos negócios de uma grande instituição bancária para os funcionários que nela trabalham, bem como verificar de que maneira os funcionários que trabalham ou trabalharam nessa área vivenciaram a primeira fase da reestruturação ocorrida em 2010 e quais as consequências desse processo nas condições de vida desses funcionários. A unidade localizase no Rio Grande do Sul e será extinta, migrando suas atividades para o Estado do Paraná. Para atingir os objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas e entrevistas com funcionários que se dispuseram a participar do estudo. Os funcionários foram agrupados em três grupos. O primeiro grupo é constituído por funcionários que permanecem, até o momento, na área de apoio no Rio Grande do Sul. O segundo grupo é composto por funcionários que permaneceram no Estado, migrando para a área negocial. Por fim, no terceiro grupo estão os funcionários que optaram por migrar para outro Estado, permanecendo na área técnica. As informações obtidas foram analisadas qualitativamente e interpretadas à luz das teorias relacionadas. Os resultados indicam que o processo de reestruturação produtiva da unidade acarretou, e ainda está acarretando, sentimentos de angústia e sofrimento psíquico, percepção de desvalorização das trajetórias dos indivíduos envolvidos enquanto funcionários da instituição e mobilidade involuntária.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/80670
Arquivos Descrição Formato
000900974.pdf (167.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.