Repositório Digital

A- A A+

A motivação após um processo de reestruturação produtiva em uma unidade de apoio do Banco Melhor S/A em Porto Alegre (RS)

.

A motivação após um processo de reestruturação produtiva em uma unidade de apoio do Banco Melhor S/A em Porto Alegre (RS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A motivação após um processo de reestruturação produtiva em uma unidade de apoio do Banco Melhor S/A em Porto Alegre (RS)
Autor Silva, Ronaldo Santos da
Orientador Costa, Silvia Generali da
Co-orientador Sawitzki, Roberta Cristina
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Banco
Instituição financeira
Motivação
Reestruturação
Resumo Este trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros constituiu-se de algumas das principais teorias sobre Motivação, estudos sobre Reestruturação e um histórico do Banco Melhor S/A, passando pelos primeiros planos de incentivos e de demissões voluntárias como um dos instrumentos utilizados para redução do quadro funcional e reestruturação dos processos, com o objetivo de adaptação as novas necessidades competitivas do setor. Ainda, esta monografia tem como objetivo principal identificar como os funcionários percebem sua motivação após um processo de reestruturação. Foram questionados 18 funcionários na fase quantitativa, que é o quadro atual, e que foi foco do processo de reestruturação e 11 na qualitativa, ou seja, na entrevista. A amostra foi definida, pela disponibilidade e acessibilidade, mas principalmente por saturação nas respostas. Primeiramente através de um questionário fechado, com uma parte sobre o perfil do respondente e outra com seguinte questionamento: Dê pesos graduais no que você considera mais importante para manter-se motivado para o trabalho. O que determinou 3 variáveis mais importantes, salário, reconhecimento e ascensão profissional, e 2 (duas) menos importantes, status e benefício. Após elaborou-se um roteiro para entrevista semi estruturada, com perguntas abertas, no propósito de fazer um link das variáveis mais e menos importes e a percepção dos funcionários em relação a possibilidades de mudanças motivacionais percebidas do período anterior e posterior ao processo de reestruturação. No que concluímos ter havido um decréscimo, do que os funcionários conceituam como motivação, por considerarem um desprestígio e falta de reconhecimento pelo trabalho em si.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/80675
Arquivos Descrição Formato
000900074.pdf (708.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.