Repositório Digital

A- A A+

Ascensão profissional da mulher nos quadros gerenciais de uma agência bancária da região noroeste do Paraná

.

Ascensão profissional da mulher nos quadros gerenciais de uma agência bancária da região noroeste do Paraná

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ascensão profissional da mulher nos quadros gerenciais de uma agência bancária da região noroeste do Paraná
Autor Delgado, Ronie Peterson
Orientador Tonon, Leonardo
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Banco
Gestão feminina : Inserção das mulheres
Instituição financeira
Mercado de trabalho
Resumo O estudo teve como objetivo verificar os fatores interferentes na ascensão profissional das mulheres nos quadros gerenciais de uma agência bancária da região noroeste do Paraná. O processo metodológico desenvolvido busca os indicadores da pesquisa qualitativa, com base em um estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se de entrevistas. O foco da pesquisa foram as mulheres que integram o total dos cargos de gerência média da agência objeto de estudo. Os dados obtidos foram analisados no conjunto das falas das entrevistadas participantes do estudo, com posterior análise descritiva. Observa-se a predominância da presença da mulher nos quadros de gerência média, vez que os cargos de gerência geral ainda são ocupados somente por homens, especialmente, na agência em estudo. Ficou evidente a dificuldade das mulheres em conciliar as questões de ordem familiar (esposa, mãe, trabalhadora) que, de acordo com os relatos, interferem na ascensão das mesmas na busca pela função de gerência geral, pois esta demanda maior tempo de dedicação em razão das exigências do cargo. Quanto às facilidades e/ou dificuldades narradas pelas entrevistadas na ascensão da carreira profissional somente pelo fato de “ser mulher”, os relatos mostram que isso não facilitou nem dificultou o processo. Assim, relataram não ter passado por discriminação, mas apontaram a necessidade de investimentos constantes na qualificação acadêmica e profissional para poderem se firmar no mercado de trabalho e ascender na carreira. No que diz respeito à visão que as mulheres pesquisadas têm sobre a posição ocupada no banco, as mesmas demonstraram possuir um sentimento de valorização, afirmando gostar do que fazem e sentem-se confortáveis em fazer parte do quadro de gerência, especialmente, no seu desempenho na carreira, narrando a sua busca incessante por cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação, sem almejar a aposentadoria a curto prazo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/80676
Arquivos Descrição Formato
000900076.pdf (201.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.