Repositório Digital

A- A A+

O processo de implementação de Basileia III no Brasil

.

O processo de implementação de Basileia III no Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O processo de implementação de Basileia III no Brasil
Autor Martins, Vivian dos Santos de Oliveira
Orientador Lamb, Roberto
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Crédito bancário
Crise financeira
Resumo Com o intuito de evitar crises financeiras de alto risco, foi criado um organismo que elabora regras para manter a solidez do sistema bancário mundial, denominado Comitê de Basiléia. O primeiro documento elaborado por eles, o Acordo de Basiléia I, foi criado em 1988 na cidade suíça Basiléia e o segundo, Basiléia II, foi assinado em 2004 após a falência de diversos bancos na década de 90. Apesar desses acordos, vivenciamos recentemente uma crise financeira de enormes proporções no país considerado uma grande potência, os Estados Unidos da América, possuidor de grande força comercial, industrial e financeira. Obrigando a criação de um novo documento denominado Basiléia III, destinado a garantir que os bancos de um modo geral tenham capital suficiente para se sustentarem em tempos turbulentos (como os de 2007 a 2009) sem precisarem de ajuda adicional dos governos. Com base nisso, este trabalho tentará responder a seguinte questão: Como se dará o processo de implementação de Basileia III no Brasil? Entende-se aqui que o acordo de Basiléia auxilia na proteção contra o risco de crédito, portanto temos como objetivos gerais, descrever o processo de implementação de Basileia III no Brasil e esclarecer como este acordo pode ajudar bancos e instituições financeiras a suportar possíveis crises financeiras de crédito. Através de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e método estudo de caso, analisou-se dados da internet, em sites especializados para esclarecer e atender aos objetivos deste estudo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/80771
Arquivos Descrição Formato
000901734.pdf (583.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.