Repositório Digital

A- A A+

Motivações dos clientes alta renda para adquirir planos de previdência privada complementar

.

Motivações dos clientes alta renda para adquirir planos de previdência privada complementar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Motivações dos clientes alta renda para adquirir planos de previdência privada complementar
Autor Souza, Vitor Hugo Tessaro de
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Co-orientador Esteves, Priscila Silva
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros.
Assunto Comportamento do consumidor
Motivação do consumidor
Previdência complementar
Previdência privada
Resumo Vive-se, nos últimos anos, com os diversos avanços da medicina, um aumento significativo na expectativa de vida da população. Soma-se a isso um modelo de gestão previdenciária ultrapassado e chega-se à atual realidade de incertezas quanto ao futuro da previdência oficial no Brasil. Diante destes fatos, um alternativa cada vez mais presente para quem dispõe de condições financeiras é a aquisição de planos de previdência privada complementar, como os planos oferecidos pela empresa BrasilPrev e comercializados pelo Banco do Brasil. Este trabalho teve por objetivo identificar os principais motivos que levam o cliente Estilo do Banco do Brasil a adquirir um plano de previdência privada complementar da BrasilPrev. Para tanto, apresentou o histórico da previdência complementar no Brasil, as modalidades de previdência privada, a distinção entre PBGL – Plano Gerador de Benefícios Livres e VGBL – Vida Gerador de Benefícios Livres, bem como a tributação incidente sobre eles. Abordou ainda o mercado de previdência privada no Brasil e a BrasilPrev. Também apresentou aspectos relacionados ao comportamento do consumidor, como decisão de compra e motivação. O trabalho utilizou um estudo exploratório, por meio de uma pesquisa survey, com abordagem quantitativa, dentre os clientes da Agência Estilo Carlos Gomes, do Banco do Brasil, atendidos pelo pesquisador. A amostra foi constituída de 82 clientes, que responderam ao formulário de coleta de dados por telefone. O principal motivo apresentado para aquisição de planos de previdência privada complementar foi o benefício fiscal, seguido da programação sucessória e da manutenção do padrão de vida após a aposentadoria. Os dados obtidos poderão servir de base para o Banco do Brasil melhorar a abordagem a seus clientes de forma a aumentar o consumo do produto, e, por conseqüência, o market share do Banco.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/80777
Arquivos Descrição Formato
000901574.pdf (478.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.