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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Vitor Hugo Tessaro dept_BR
dc.date.accessioned2013-11-20T01:46:29Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/80777pt_BR
dc.description.abstractVive-se, nos últimos anos, com os diversos avanços da medicina, um aumento significativo na expectativa de vida da população. Soma-se a isso um modelo de gestão previdenciária ultrapassado e chega-se à atual realidade de incertezas quanto ao futuro da previdência oficial no Brasil. Diante destes fatos, um alternativa cada vez mais presente para quem dispõe de condições financeiras é a aquisição de planos de previdência privada complementar, como os planos oferecidos pela empresa BrasilPrev e comercializados pelo Banco do Brasil. Este trabalho teve por objetivo identificar os principais motivos que levam o cliente Estilo do Banco do Brasil a adquirir um plano de previdência privada complementar da BrasilPrev. Para tanto, apresentou o histórico da previdência complementar no Brasil, as modalidades de previdência privada, a distinção entre PBGL – Plano Gerador de Benefícios Livres e VGBL – Vida Gerador de Benefícios Livres, bem como a tributação incidente sobre eles. Abordou ainda o mercado de previdência privada no Brasil e a BrasilPrev. Também apresentou aspectos relacionados ao comportamento do consumidor, como decisão de compra e motivação. O trabalho utilizou um estudo exploratório, por meio de uma pesquisa survey, com abordagem quantitativa, dentre os clientes da Agência Estilo Carlos Gomes, do Banco do Brasil, atendidos pelo pesquisador. A amostra foi constituída de 82 clientes, que responderam ao formulário de coleta de dados por telefone. O principal motivo apresentado para aquisição de planos de previdência privada complementar foi o benefício fiscal, seguido da programação sucessória e da manutenção do padrão de vida após a aposentadoria. Os dados obtidos poderão servir de base para o Banco do Brasil melhorar a abordagem a seus clientes de forma a aumentar o consumo do produto, e, por conseqüência, o market share do Banco.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrevidência privadapt_BR
dc.subjectPrevidência complementarpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMotivação do consumidorpt_BR
dc.titleMotivações dos clientes alta renda para adquirir planos de previdência privada complementarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coEsteves, Priscila Silvapt_BR
dc.identifier.nrb000901574pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão de Negócios Financeirospt_BR


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