Repositório Digital

A- A A+

O uso do problem based learning (pbl) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle

.

O uso do problem based learning (pbl) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso do problem based learning (pbl) como reforço ao ensino presencial utilizando o ambiente de aprendizagem moodle
Outro título The use of problem-based learning (PBL) as reinforcement for students using the moodle learning environment
Autor Mezzari, Adelina
Iser, Isabele Cristiana
Wiebbelling, Adilia Maria Pereira
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Resumo Este estudo teve por objetivo implementar mudanças na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), que sempre foi oferecida na modalidade presencial. O estudo foi realizado de março a julho de 2009 com os alunos do primeiro semestre do primeiro ano do curso de Medicina. A mudança consistiu em utilizar parte do ensino a distância (EAD) com aplicação do método de ensino ABP, no ambiente virtual Moodle, disponível na instituição. Os resultados deste estudo apontam que a utilização do EAD e os recursos de ABP como complemento do ensino presencial de graduação nos cursos da área da saúde podem se tornar efetivos para a formação profissional.
Abstract This study aimed to implement changes in the course on Parasitology and Medical Mycology at the School of Medicine of the Federal University of Health Sciences in Porto Alegre (UFCSPA), Brazil, which had traditionally been offered with a classroom format. The study was conducted from March to July 2009 with students enrolled in the first semester at the medical school. The change consisted of using part of distance learning with application of the problem-based learning (PBL) method in the Moodle virtual environment, available at the institution. The results of the study indicate that the use of distance learning and PBL resources to complement classroom teaching in undergraduate health courses can become an effective part of professional training
Contido em Revista brasileira de educação médica = Brazilian journal of medical education. Vol. 35, n. 1 (2011), p. 114-121
Assunto Aprendizagem baseada em problemas
Ensino presencial
Informática na educação
[en] Distance Learning
[en] Problem Based Learning.
[en] School Attendance
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/81186
Arquivos Descrição Formato
000770204.pdf (371.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.