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Desenvolvimento de competências de gerentes intermediários na construção civil através da adaptação da aprendizagem baseada em problemas -ABP

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Desenvolvimento de competências de gerentes intermediários na construção civil através da adaptação da aprendizagem baseada em problemas -ABP

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Título Desenvolvimento de competências de gerentes intermediários na construção civil através da adaptação da aprendizagem baseada em problemas -ABP
Autor Neves, Renato Martins das
Orientador Formoso, Carlos Torres
Data 2006
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Aprendizagem organizacional
Construção civil
Gestão
[en] Competencies
[en] Organizational learning
[en] Problem-based learning
Resumo Este trabalho propõe um modelo de capacitação de gerentes intermediários de empresas de construção, baseado na abordagem da aprendizagem baseada em problemas - ABP (problem-based learning), para o desenvolvimento de competências gerenciais e aprendizagem organizacional. Esta abordagem auxilia a integração da teoria e da prática através do relacionamento com situações da vida real, encorajando os gerentes a refletirem sobre a experiência prévia e o conhecimento. O elemento principal da ABP é o problema como foco da aprendizagem. O desenvolvimento do modelo foi baseado na realização de um estudo empírico em uma empresa de construção, no qual foram realizados vários ciclos de aprendizagem com um grupo de gerentes. Tais ciclos ocorreram através do processo de interação da aprendizagem individual, grupal e organizacional, uma vez que o desenvolvimento das competências organizacionais depende da combinação de competências coletivas (competências funcionais) e competências individuais. Como principais conclusões, este estudo indicou que a ABP pode ser adaptada ao contexto organizacional, sendo eficaz na capacitação dos gerentes: motiva a ação sobre um problema real; estimula a compreensão do contexto; impulsiona a busca da compreensão de como e por que os gerentes chegam a determinadas alternativas de soluções para o problema. Entretanto, os gerentes tiveram dificuldades em desenvolver um processo de aprendizagem auto-dirigido, indicando limitações dessa abordagem. Assim, é necessário o emprego de recursos externos para a aquisição de novos conhecimentos a fim de possibilitar que a organização seja mais eficaz no desenvolvimento de inovações.
Abstract Today, many companies are making an effort to become competitive. One of the factors that affect the level of competitiveness is the development of human resources. In this context, competency management has greatly contributed to the organizational development. The aim of this research work is to devise a model for the qualification of middle managers from construction companies, based on the Problem-based Learning approach – PBL, for the development managerial competencies and organizational learning. This approach enables the integration of theory and practice through a connection with real-life situations, encouraging managers to dwell on previous experience and knowledge. The key element in PBL is the problem as the focus of learning. The development of the model was based on an empirical study carried out in a construction company through various learning cycles involving a group of managers. Such cycles occurred through the process of individual, group and organizational learning interaction, since the development of organizational competencies depends on the combination of collective competencies (fuctional competencies) and individual competencies. As main conclusions, this study indicated that PBL may be adapted to an organization context, being effective in the qualification of managers: it triggers action over a real problem; it stimulates the understanding of the context; it helps understanding how and why managers find alternative solutions for the problem. Nevertheless, managers had difficulties in developing a self-oriented learning process indicating limitations to that approach. Thus, external resources should be used in the acquisition of new information that will enable the company to develop innovations more effectively.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/8153
Arquivos Descrição Formato
000569079.pdf (2.123Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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