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Cognoscitividade do agente e produção de conhecimento especializado : uma análise do processo de aprendizagem em alunos de programas de MBA Executivo

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Cognoscitividade do agente e produção de conhecimento especializado : uma análise do processo de aprendizagem em alunos de programas de MBA Executivo

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Título Cognoscitividade do agente e produção de conhecimento especializado : uma análise do processo de aprendizagem em alunos de programas de MBA Executivo
Autor Vazquez, Ana Claudia Souza
Orientador Ruas, Roberto Lima
Data 2013
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Aprendizagem gerencial
Conhecimento especializado
Produção do conhecimento
[en] Cognoscitivity
[en] Knowledge production in MBA
[en] Learning peflexive monitoring
[en] Management learning
Resumo O objetivo desta pesquisa foi compreender a relação entre Cognoscitividade do Agente e Produção de Conhecimento Especializado na experiência de formação gerencial de alunos de MBA. Sem partir de proposições estabelecidas, a pesquisa de campo se concentrou em aprofundar as categorias da literatura e as que emergiram durante o processo de investigação com objetivo de produzir teoria fundamentada acerca da aprendizagem gerencial em cursos de MBA (Strauss & Corbin, 2009). Participaram da pesquisa 48 alunos provenientes de dois programas de MBA Executivo no Brasil, com idades entre 27 e 54 anos (M=38,1/DP=7,15). Trata-se de um estudo longitudinal, em que a coleta de dados foi realizada por meio da observação participante e da triangulação de métodos qualitativos e quantitativos e de dados coletados em fontes primárias e secundárias (Gray, 2012). Os dados foram obtidos por meio de: (a) pesquisa documental, (b) entrevistas com alunos, (c) dois questionários aplicados em momentos distintos da pesquisa, e (d) escalas validadas e padronizadas para população brasileira para mensurar Otimismo, Esperança Cognitiva, Autoeficácia e Autoestima; (e) diário de campo. Três Estudos Pilotos foram conduzidos com o objetivo de validação dos instrumentos de coleta com as fontes primárias; quais sejam: os dois questionários e o roteiro semiestruturado de entrevista com os alunos. Para validação das interpretações realizadas no decorrer da pesquisa foram aplicadas técnicas de validação comunicativa, pragmática e transgressiva (Sandberg, 2005). Os dados qualitativos foram analisados por meio de técnicas de codificação e interpretação de conteúdo da Teoria Fundamentada (Strauss & Corbin, 2009) e os dados quantitativos foram analisados pela estatística de tabulação cruzada para comparação das categorias pelo Teste t (Gray, 2012; Hair et al, 2007). Os resultados demostram associações significativas entre propriedades e dimensões específicas ao processo cognoscitivo dos alunos e à produção de Conhecimento Especializado nos programas de MBA investigados. A monitoração reflexiva dos alunos e sua relação dialética de poder nas transações com as propriedades estruturais do curso foram analisadas à luz de uma matriz interpretativa proposta nesta pesquisa para compreensão do processo de aprendizagem individual. Foram identificadas e descritas influências da Propriedade Estrutural do curso de MBA no engajamento do aluno, na articulação de conteúdos e experiências em conhecimento especializado e no desenvolvimento da Autoestima e Autoeficácia. Também foram identificadas e descritas influências dos modos e estratégias de aprendizagem aplicados pelos alunos-agentes na atribuição de valor e reconhecimento de contribuições efetivas do curso para sua prática profissional e o desenvolvimento de carreira. A partir das evidências obtidas é proposto um modelo teórico compreensivo do processo de aprendizagem individual em alunos de MBA. Limitações do estudo são discutidas e pesquisas futuras são sugeridas ao final do trabalho.
Abstract The objective of this research was to understand the relationship between the Cognoscitivity of the Agent and the Specialized Knowledge Production in experience of managerial formation of students of the MBA Executive. The present research did not start from previous established propositions. Actually, field research focused on deepening the categories of literature and those that emerged during the research process in order to produce grounded theory about learning management in MBA courses (Strauss & Corbin, 2009). Participants were 48 students from two Executive MBA programs in Brazil, aged between 27 and 54 years (M=38,1/SD=7,15). This is a longitudinal study, in which data collection was conducted through participant observation and triangulation of qualitative and quantitative methods and data from primary and secondary sources (Gray, 2012). Data were obtained from: (a) documentary research, (b) interviews with students, (c) two questionnaires applied at different times of the research, and (d) standardized and validated scales for the Brazilian population to measure Optimism, Cognitive Hope, Self-efficacy and Self-esteem, and (e) a field diary. Three Pilot Studies were conducted for the purpose of validation of data collection instruments with the primary sources (i.e., the two questionnaires and the script of the semi-structured interviews with students). To validate the interpretations made during the research communicative, pragmatic and transgressive validation techniques were applied (Sandberg, 2005). Qualitative data were analyzed using coding techniques and content interpretation of Grounded Theory (Strauss & Corbin, 2009). and quantitative data were statistically analyzed by cross-tabulation for comparison of categories through the t test (Gray, 2012; Hair et al, 2007). The results demonstrate significant associations between specific properties and dimensions of the cognoscitive process of students and to the production of Specialized Knowledge in the Executive MBA programs investigated. The reflexive monitoring of students and their dialectical relationship of power in transactions with the structural properties of the course were analyzed in the light of an interpretative matrix proposed in this research for understanding the process of individual learning. Influences of the Structural Property of the MBA course in student engagement, articulation of content and experiences, and expertise in the development of Self-Esteem and Self-Efficacy were identified and described. The influences of the modes and learning strategies applied by the agency of the students in the value assignment and recognition of effective contributions of the course to their professional and career development were also identified and described. From the evidence obtained, a comprehensive theoretical model of the individual learning process in MBA students is proposed. Limitations of the study are discussed and suggestions for future research are presented at the conclusion.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/81560
Arquivos Descrição Formato
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