Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMezzari, Adelinapt_BR
dc.contributor.authorIser, Isabele Cristianapt_BR
dc.contributor.authorWiebbelling, Adilia Maria Pereirapt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.date.accessioned2013-12-04T01:49:18Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0100-5502pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/81897pt_BR
dc.description.abstractO ensino presencial nos cursos de graduação continua sendo o foco do ensino e da aprendizagem. Com o advento de novas tecnologias de ensino, algumas ferramentas têm sido utilizadas como reforço ao ensino presencial. A plataforma Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) tem sido uma das mais empregadas nas instituições de ensino. Este estudo avaliou a relação do ensino presencial com o uso do Moodle institucional na disciplina de Parasitologia e Micologia Médica do curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Como reforço a esta atividade, a página da disciplina cadastrada no sistema Moodle disponibilizou casos clínicos para que os alunos realizassem o diagnóstico. Além disso, foram apresentadas outras informações complementares para o ensino presencial. A metodologia buscou exercitar os instrumentos de aprendizagem que o sistema Moodle oferece, como o link a um arquivo ou site, os fóruns de discussão, a ferramenta questionário e o chat. Como o Moodle é institucional, nele está disponível a página da disciplina, onde passaram a constar todas as informações referentes à mesma, bem como as atividades extraclasse.pt_BR
dc.description.abstractThe classroom teaching in undergraduate courses remain the focus of teaching and learning. With the advent of new technologies for learning, some tools have been used to reinforce classroom teaching. The platform Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) has been one of the most used in educational institutions. This study assessed the relationship of classroom learning using institutional Moodle in the discipline of Medical Parasitology and Mycology of the School of Medicine, Federal University of Health Sciences of Porto Alegre (UFCSPA). As a support to this activity, on the course page registered in the Moodle system were provided clinical cases for students to perform the diagnosis. Furthermore, additional information was made available for classroom teaching. The methodology sought to exercise the learning tools that Moodle offers, such as links to a file or website, the discussion forums, the questionnaire and chat tools. As Moodle is institutional, in it is available the discipline’s page, which now contains all information concerning the same, as well as the extra class activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação médica = Brazilian journal of medical education. Vol. 36, n. 4 (2012), p. 557-563pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectParasitologia : Ensinopt_BR
dc.subjectClassroom teachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectMicologiapt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectMedical educationen
dc.titleO uso do moodle como reforço ao ensino presencial de parasitologia e micologia no Curso de Graduação em Medicinapt_BR
dc.title.alternativeThe moodle as a reinforcement to classroom teaching of course parasitology and mycology in undergraduate medical course en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000877124pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples