Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNardi, Henrique Caetanopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Sílvia Mariapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:14:27Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8273pt_BR
dc.description.abstractEste estudo trata dos processos de subjetivação de três grupos diversos de formandos de Psicologia, partindo da constatação de que o neoliberalismo vem fazendo com que haja um aumento da vulnerabilidade social, a partir do conceito de Castel, para indivíduos com terceiro grau completo, no que se incluem, evidentemente, os egressos dos cursos de Psicologia. Neste contexto acontece a emergência de um tipo de sujeito que sofre pela distância entre o ideal profissional (projeto identificatório) construído a partir de condições que não são mais vigentes e a realidade do mercado de trabalho que a eles se oferece e cuja dor se mostra diferente conforme a inserção social do estudante e as ênfases dadas nos diferentes cursos. Fundamentado metodologicamente na abordagem biográfica segundo os aportes de Cabanes e Bertaux, no aspecto teórico a discussão procura estabelecer o diálogo interdisciplinar a partir de conceitos oriundos da psicanálise, em sua vertente crítica, e do pensamento de Michel Foucault e de Robert Castel. O desenvolvimento do trabalho ocorre, portanto, dentro de uma permanente tensão epistemológica pelo esforço da criar um distanciamento crítico da filosofia do sujeito (recentrado após Freud e seu inconsciente, pela leitura de grupos hegemônicos de psicanalistas), através de uma ótica (des)disciplinarizada encontrada na abordagem foucaultiana , expressa na Arqueologia do saber e na noção de processos de subjetivação. Na discussão enfatiza-se a manutenção do ideal da clínica visto como um lugar de prestígio, apesar da ocorrência de trabalho aviltado neste terreno, assim como se ressalta a força individualizante do dispositivo “psi”. Este se apresenta como heterogêneo, a partir de seu acoplamento com determinados aspectos da formação acadêmica (dispositivo de pesquisa, dispositivo de clínica), com tratamentos psicoterápicos e analíticos e, principalmente, com a inserção social (dispositivo de ascensão social ou de manutenção do status quo) dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractUnderstanding that Neoliberalism caused an increase in the social vulnerability of undergraduates, including the ones who have a Psychology’s degree, this study discusses the subjectification processes of three different groups of senior Psychology students. In this context, a sort of “suffering subject” emerges, produced by the distance between the “professional ideal” (identity project) built in conditions that no longer exist, and the reality of the labor market that they have to face. This “suffering subject” is the site of an affliction that seems to differ according to the student’s social insertion and to the psychological knowledge emphasized by their undergraduate formation. The interviews were based upon a biographical approach (R. Cabanes and D. Bertaux) and the theoretical frame searches to establish a dialogue between Psychoanalysis and the thought of Michel Foucault and Robert Castel. The development of this work was subject to constant epistemological tension caused by the effort to create critical distance from the subject’s philosophy and to establish a point of view free of disciplinary constrains, with the help of Foucault’s Archeology of knowledge and his concept of subjectification process. In the discussion we point out the excessively valued ideal of the private clinical practice (despite its gradual loss of ground) as well as the individualizing power of the psychological theoretical framing devices (dispositif in french). Being heterogeneous, this “framing” takes different forms according to the coupling determined by aspects related to the academic trajectory (research framing devices, private practice framing devices), psychotherapeutic and psychoanalytical treatments and, most of all, the social insertion of students (social rising or status quo maintenance possibilities related to a psychology degree).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectWorken
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectUnder Graduate Studyen
dc.titleProcessos de subjetivação e formação em psicologia : uma problematização das trajetórias de formandos face às transformações do mundo do trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000572448pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples