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Arte contemporânea e produção de sentidos no ensino da arte : a experiência estética dos alunos na Bienal do Mercosul sob o olhar da semiótica discursiva

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Arte contemporânea e produção de sentidos no ensino da arte : a experiência estética dos alunos na Bienal do Mercosul sob o olhar da semiótica discursiva

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Título Arte contemporânea e produção de sentidos no ensino da arte : a experiência estética dos alunos na Bienal do Mercosul sob o olhar da semiótica discursiva
Autor Ledur, Rejane Reckziegel
Orientador Pillar, Analice Dutra
Data 2013
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Arte contemporânea
Discurso
Semiótica
[en] Contemporary art
[en] Esthetic experience
[en] Meaning production
[en] Teaching art
Resumo A tese tem por finalidade problematizar a produção de sentido na arte contemporânea. O foco de investigação está voltado para as experiências estéticas dos alunos em saídas pedagógicas à 8ª Bienal do Mercosul. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa que busca compreender os significados atribuídos pelos sujeitos às suas experiências. Fundamenta-se no conceito de experiência de John Dewey, encontrando, na semiótica discursiva de A. J. Greimas, o referencial teórico-metodológico para a análise da significação. O estudo discute os desafios da educação atual, a partir do olhar e da experiência com a arte contemporânea no contexto escolar. Para isso, enfatizam-se as abordagens de Thierry de Duve e Ana Mae Barbosa, ao problematizar o ensino da arte, e fundamentam-se, as reflexões sobre a arte contemporânea, nas teorias de Arthur Danto, Anne Cauquelin e Nicolas Bourriaud. A pesquisa envolve as experiências estéticas de alunos das séries finais do Ensino Fundamental de três escolas da Rede Municipal de Canoas/RS, que são analisadas tendo como referência os regimes de sentido e interação propostos por Eric Landowski. Ao considerar a interação com a arte contemporânea como uma experiência sensível e inteligível, observou-se a recorrência de sentidos específicos apoiados em princípios fundamentais da experiência estética com a arte contemporânea. A compreensão construída em torno da percepção dos sentidos, produzidos pelos alunos na interação com a arte contemporânea, foi representada por meio do “quadrado semiótico”. Nesse esquema, salientam-se os regimes de contemplação, interrogação, significação e percepção, como resultantes da apreensão estética da arte contemporânea.
Abstract This thesis aims to problematize the meaning production in contemporary art. It is based on an investigation that used the esthetic experiences of students in their pedagogical visits to the 8th Mercosul Biennial. The research is characterized by a qualitative approach that intends to comprehend the meanings that are assigned to the experiences by each subject. The theoretical support is the John Dewey concept of experience, finding in the discursive semiotics of A. J. Greimas the theoretical and methodological source to the meaning analysis. The study discusses the challenges of present day education, considering the ability to see and the experience with contemporary art at the school context. In order to do this, since it is problematized the teaching of art, there is an emphasis on the approaches developed by Thierry de Duve and Ana Mae Barbosa, and to comprehend contemporary art, it is taken the support of Arthur Danto, Anne Cauquelin e Nicolas Bourriaud theoretical ideas. The research takes the experiences from students in final grades of Elementary Education from three public schools assisted by the city of Canoas/RS/Brazil. These experiences were analyzed using the modes of meaning and interaction that were presented by Eric Landowski. As the interaction with contemporary art was considered as a sensible and intelligible experience, it was observed the recurrence of specific meanings grounded in basic principles from the esthetic experience with contemporary art. The comprehension built around the perception of meanings, which were produced by the students in the interaction with contemporary art, was represented using the semiotic square. In this scheme, modes of contemplation, questioning, meaning and perception were pointed out as a result of contemporary art apprehension.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/83257
Arquivos Descrição Formato
000906206.pdf (7.291Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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