Repositório Digital

A- A A+

Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor

.

Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Da experiência da escola técnica mesquita para EJA : tema-gera-dor-de-dor quediz-para-a-dor
Autor Soares, Paulo Renato Cardozo
Orientador Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Educação de jovens e adultos
Educação popular
Ensino médio
Experiência
Ideologia
[en] Education
[en] EJA
[en] Experience
[en] Ideology
[en] Theme-generate-pain-of-pain
Resumo Ao tramar sentimentos contraditórios como resignação e indignação, que uma vez contextualizados histórica e socialmente são capazes de colocar em movimento atitudes permeadas de valores, de contraposição a valores hegemônicos negadores da humanização das relações sociais, políticas, econômicas e culturais, emerge o conceito de tema-gera-dor-de-dor.A pesquisa realizada por meio de entrevistas com sete ex-estudantes do curso de EJA-Ensino Médio, e a análise dos documentos da Escola Técnica Mesquita, permitiu ao pesquisador refletir sobre a importância de uma Proposta de Educação com intencionalidades pedagógicas, com base nos pressupostos metodológicos da Educação Popular. Os objetivos centrais desta dissertação foram entender como o conceito de experiência de Thompson contribuiria para transformar a escola em espaços de guerra de posição, e como este constituiria intelectuais orgânicos, já que as “experienci-ações” vivenciadas por educandos/as nas situações-limites, realizam-se inédito-viáveis nos quais os intelectuais orgânicos se constituem, rompendo / superando ideologias ao transitarem da experiência vivida para experiência percebida. Este processo se dá na escola pesquisada.
Abstract When plotting contradictory feelings as resignation and indignation, that once historically and socially contextualized, were able to put in motion actions permeated by values of contraposition to hegemonic values deniers of the humanization of the social, political, economic and cultural relations, emerges the concept of theme-generate-pain-of-pain. The research realized through interviews with seven people who were students from EJA-High School, and by analysis of documents of Technical School Mesquita, allowed to the researcher reflect about the value of a Education Proposed with pedagogical intentions based on the methodological assumptions of Popular Education. The objectives, centrals of this dissertation were understand how the concept of Thompson’s experience would help to transform the school into places of position’s war and how these would constitute organic intellectuals, since the “experienci-ações” lived by the students in the same limit situations, are realize inedited-viable in which the organic intellectuals would constitute breaking/overcoming ideologies to transmit lived experience to perceived experience. This is the process that happens in the researched school.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/83258
Arquivos Descrição Formato
000906207.pdf (1.681Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.