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Análise do posicionamento do Trade Marketing e Shopper Marketing nas empresas brasileiras com reflexo no PDV

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Análise do posicionamento do Trade Marketing e Shopper Marketing nas empresas brasileiras com reflexo no PDV

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Título Análise do posicionamento do Trade Marketing e Shopper Marketing nas empresas brasileiras com reflexo no PDV
Autor Santos, Carolina Barth dos
Orientador Muller Neto, Hugo Fridolino
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Marketing.
Assunto Comportamento do consumidor
Marketing de relacionamento
Resumo Este artigo trata do posicionamento do trade marketing e shopper marketing quanto a nas empresas brasileiras com reflexo no PDV e suas expectativas do mercado, sob o ponto de vista dos próprios profissionais do varejo brasileiro. Como em qualquer setor que apresente crescimento acentuado, o varejo exige profissionais cada vez mais eficientes, orientados ao mercado, como o trade marketing e, mais recentemente no Brasil, o shopper marketing. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa com estes dois perfis profissionais, analisando-se as atividades atribuídas a cada um deles, métricas de desempenho, melhorias realizadas no PDV, fontes de dados e disseminação das informações, a fim de validar sua relevância para as empresas. O trade marketing apontou lacunas nos processos de coleta de informações e no aprofundamento da estratégia de marketing que devem vir a ser supridas pela atuação do shopper marketing.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/83487
Arquivos Descrição Formato
000906549.pdf (137.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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