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dc.contributor.advisorMuller Neto, Hugo Fridolinopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Carolina Barth dospt_BR
dc.date.accessioned2013-12-10T01:49:17Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/83487pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata do posicionamento do trade marketing e shopper marketing quanto a nas empresas brasileiras com reflexo no PDV e suas expectativas do mercado, sob o ponto de vista dos próprios profissionais do varejo brasileiro. Como em qualquer setor que apresente crescimento acentuado, o varejo exige profissionais cada vez mais eficientes, orientados ao mercado, como o trade marketing e, mais recentemente no Brasil, o shopper marketing. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa com estes dois perfis profissionais, analisando-se as atividades atribuídas a cada um deles, métricas de desempenho, melhorias realizadas no PDV, fontes de dados e disseminação das informações, a fim de validar sua relevância para as empresas. O trade marketing apontou lacunas nos processos de coleta de informações e no aprofundamento da estratégia de marketing que devem vir a ser supridas pela atuação do shopper marketing.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.titleAnálise do posicionamento do Trade Marketing e Shopper Marketing nas empresas brasileiras com reflexo no PDVpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000906549pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Marketingpt_BR


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