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O camelôdromo e o novo CPC - centro popular de compras impactos sobre o espaço urbano

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O camelôdromo e o novo CPC - centro popular de compras impactos sobre o espaço urbano

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Título O camelôdromo e o novo CPC - centro popular de compras impactos sobre o espaço urbano
Autor Santos, Cíntia Perozzo dos
Barroso, Celina de Pinho
Reis, Antonio Tarcisio da Luz
Lay, Maria Cristina Dias
Resumo Este artigo investiga a percepção dos usuários do centro da cidade de Porto Alegre quanto à mudança do Camelódromo para o novo Centro Popular de Compras (CPC). São comparados os níveis de satisfação de distintos grupos de usuários, quanto ao uso, estética e segurança quanto ao crime. Este trabalho se justifica pela carência de informações acerca dos impactos causados pelo comércio ambulante no espaço urbano, conforme a percepção dos seus usuários. Ainda, existe uma carência de estudos comparativos entre os impactos causados por essas estruturas móveis e as expectativas que os usuários possuem em relação às novas edificações construídas para realocar os camelôs. Como métodos de coleta de dados, foram aplicados diferentes tipos de questionários, e os dados foram analisados quantitativamente, a partir de testes estatísticos não-paramétricos realizados no programa SPSS/PC. Os resultados mostram, por exemplo, que os impactos do Camelódromo no espaço urbano são percebidos pela maioria dos usuários como negativos quanto à estética e à segurança. Por outro lado, as expectativas em relação à estética e à segurança do CPC são positivas. Quanto ao uso, a maioria dos respondentes que freqüenta o Camelódromo pretende freqüentar o CPC.
Abstract This paper investigates the perception of downtown Porto Alegre users regarding street vendors removal to the new CPC building. The satisfaction levels of different users-groups were compared, regarding use, aesthetics and security. This work is justified by the lack of information on impacts caused by street trading on urban space, concerning the users’ perception. Besides, there is a lack of comparative studies of impacts of these mobile structures and the expectations users have on new buildings built to relocate the street vendors. As data gathering methods, different types of questionnaires were applied. Data were quantitatively analyzed through nonparametric statistical tests carried out in the SPSS/PC software. The results show, for example, that the impacts of street vendors’ area on urban space are perceived by most users as negative with respect to aesthetics and security. On the other hand, the expectations regarding the aesthetics and security of the new CPC building are positive. Regarding the use, most respondents who frequents the street vendors’ area wish to attend the new CPC building.
Contido em Arquisur revista. Argentina. n.1 (2011), p. 105-115
Assunto Camelódromo
Espaço urbano
Estética
Percepção ambiental
[en] Aesthetics
[en] Environmental perception
[en] Security and use
[en] Street vendors’area
[en] Urban space
Origem Estrangeiro
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/83594
Arquivos Descrição Formato
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