Repositório Digital

A- A A+

Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral

.

Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um estudo sobre a organização curricular de disciplinas de química geral
Outro título A study on general chemistry syllabus design
Autor Del Pino, Jose Claudio
Resumo Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no âmbito de disciplinas de química oferecidas nos semestres iniciais de cursos de licenciatura e engenharia. Pretende-se com esta divulgação da investigação fomentar um processo reflexivo que envolva professores em disciplinas de química geral sobre as características organizacionais destas disciplinas, objetivando uma melhoria na performance pedagógica como estratégia de aumentar os níveis de compreensão e aprendizagem por parte dos alunos. Procura-se evidenciar no texto as percepções dos professores universitários participantes da pesquisa sobre a seleção e integração do conhecimento químico, sua abordagem em sala de aula, os recursos didáticos utilizados, considerando-os como elementos inovadores da prática pedagógica dos mesmos, ressaltando a positividade dos resultados alcançados quanto ao aprendizado dos estudantes.
Abstract This paper presents the results of a research on chemistry related subjects offered at Chemistry Teaching degree and Engineering courses. By presenting such results, we expect to stimulate General Chemistry professors to reflect on the syllabus design aiming at improving pedagogical performance as a strategy to enhance students’ comprehension and learning. In order to carry out this study we counted with the participation of a group of university professors. In this work we highlight the professors’ perceptions on features like the selection and integration of Chemistry knowledge, its approach in the classroom, and the teaching aids employed. Taking into account that those features represent innovative pedagogical practices, we emphasize the positive results in the students’ learning experience achieved by the professors when employing such features.
Contido em Acta Scientiae. Canoas, RS. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2012), p. 95-114
Assunto Currículo
Química
[en] Chemistry learning
[en] Chemistry syllabus
[en] General chemistry
[en] High education
[en] University professors’ perceptions
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/83621
Arquivos Descrição Formato
000903374.pdf (457.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.