Repositório Digital

A- A A+

Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático

.

Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Situação de estudo : aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático
Outro título Study situation : approaches with the national curricular guidelines and didactic books
Autor Boff, Eva Teresinha de Oliveira
Rosin, Catiusa Kuchak
Del Pino, Jose Claudio
Resumo O presente artigo tem como objetivo identificar as aproximações da proposta de organização do currículo escolar, denominada Situação de Estudo (SE), e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A SE visa a abordar os conteúdos escolares a partir de contextos de relevância social e cultural, de modo a romper com a forma linear de ensino (Maldaner; Zanon, 2001). Focalizam-se algumas contribuições produzidas no decorrer do desenvolvimento da SE Conhecendo o Câncer – Um Caminho para Vida, para a significação dos conceitos de Biologia no Nível Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base nos argumentos de Carr e Kemmis (1988). Verifica-se que a SE apresenta as características apontadas pelos PCNs, pois possibilita a contextualização, a interdisciplinaridade e a permanente reconstrução das práticas educativas. Isso contribui para que os estudantes participem efetivamente das aulas, desenvolvendo sua capacidade de interpretar, argumentar e relacionar os conteúdos escolares com situações reais e de sua vivência cotidiana.
Abstract The purpose of this article is to identify the approaches of the proposal to organize the school curriculum, known as Study Situation, and the National Cuirriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN). It focuses on some contributions produced during the development of the SS: Learning about Cancer- A path for life, to provide significance to the concepts of Biology in Elementary Education. It is a qualitative research based on arguments by Carr & Kemmis (1988). It is noticed that the SS features the characteristics pointed out by the PCN, since it allows for the contextualization, interdisciplinarity and the permanent reconstruction of education practices. This contributes for the effective participation of students in the clases by developing their abiilty to interpret, discuss and related school contents with real situations and their daily experiences.
Contido em Contexto e educação. Ijuí. Vol. 27, n. 87 (jan./jun. 2012), p. 166-185
Assunto Currículo
Livro didático
[en] Contextuaized teaching
[en] School curriculum
[en] Study situation
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/83623
Arquivos Descrição Formato
000903420.pdf (330.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.