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Estudo de caso : uma proposta para abordagem de funções da química orgânica no ensino médio

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Estudo de caso : uma proposta para abordagem de funções da química orgânica no ensino médio

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Título Estudo de caso : uma proposta para abordagem de funções da química orgânica no ensino médio
Outro título Aproposal to teach organic chemistry functions in high school
Autor Alba, Juliana
Salgado, Tania Denise Miskinis
Del Pino, Jose Claudio
Resumo Este trabalho consiste na análise de uma experiência de aplicação do método de Estudo de Caso a uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre, como forma de abordagem das funções da química orgânica por meio do tema “Medicamentos”. O objetivo desta proposta é desenvolver uma prática pedagógica que contribua para que o aluno tenha compreensão do conhecimento científico e perceba sua vinculação com a realidade que o cerca, facilitando dessa forma o aprendizado de conceitos químicos e favorecendo o fortalecimento de habilidades que possam instrumentá-lo para a tomada de decisão e o exercício da cidadania. Foram utilizados instrumentos de coleta de dados, antes e depois da realização das atividades, numa perspectiva metodológica de pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram que a estratégia didática de Estudo de Caso favoreceu aprendizagens conceituais, desenvolvimento de habilidades e motivou os estudantes a se envolveram nas atividades propostas nas aulas de química.
Abstract This work analyses the experience of applying the Case Study methodology in a second year class of a public high school in Porto Alegre for the study of organic functions by means of the theme “Medicaments”. The proposal aims to develop a pedagogical practice, which allows the student to understand scientific knowledge and to perceive its relationship with the reality that surrounds him, supporting chemical concepts learning and the enhancement of abilities that can be useful for decision making and citizenship exercising. Instruments were used to collect data, before and after the realization of activities, in a quantitative and qualitative research perspective. The results show that the Case Study didactic approach favored conceptual learning, abilities enhancement, and motivated the students to involve in the activities proposed in chemistry classes.
Contido em Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 6, n. 2 (maio/ago. 2013), p. 76-96
Assunto Ensino de química : Ensino médio
Estudo de caso
[en] Abilities development
[en] Case Study
[en] Organic functions teaching
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/83627
Arquivos Descrição Formato
000902016.pdf (1.007Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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