Repositório Digital

A- A A+

A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes

.

A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentes
Outro título La investigación-acción en procesos formativos de profesores de química : contribuciones para la producción de saberes docentes
Outro título The research-action in formative processes of chemistry teachers : contributions to the production of docent knowledges
Autor Frison, Marli Dallagnol
Del Pino, Jose Claudio
Resumo Neste texto abordamos a pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente e seu potencial para a produção de conhecimentos. Enfatizamos aspectos norteadores da pesquisa-ação e avaliamos seus efeitos, analisando-os a partir das seguintes dimensões: complexidade da ação docente; práticas do estagiário ante a situações da sala de aula e suas percepções sobre o processo de ensinar e aprender. Alguns princípios indicam que a pesquisa-ação possibilita entender a prática docente e conhecer melhor os contextos e as condições nos quais ela ocorre, permitindo fazer intervenções.
Resumen En este texto abordamos la investigación-acción como fuente de análisis y evaluación de la práctica docente y su potencialidad para la producción de conocimientos. Damos énfasis a los aspectos orientadores de la investigación-acción y evaluamos sus efectos, haciendo su análisis a partir de las siguientes dimensiones: complejidad de la acción docente; prácticas del meritorio delante de situaciones del aula y sus percepciones acerca del proceso de enseñar y aprender. Algunos principios apuntan que la investigación-acción posibilita entender la práctica docente y conocer mejor a los contextos y a las condiciones en las cuales ella ocurre, permitiendo hacer intervenciones.
Abstract In this text is approached the research-action as an instrument of docent practice evaluation, analysis and its potential to the knowledge production. We highlight guiding aspects of this research-action and evaluate its effects, by analyzing them on the following dimensions: complexity of docent action; practices of Student Teachers towards classroom situations and their perceptions about the teaching and learning processes. A few principles point out the research-action guides to a better understanding over the docent practice, its contexts and conditions that allow making interventions.
Contido em Revista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 14, n. 1 (2012), p. 86-98
Assunto Formação de professores
[en] Chemistry teaching
[en] Docent knowledges
[en] Teachers formation
[es] Enseñanza de química
[es] Formación de profesores
[es] Saberes docentes
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/83657
Arquivos Descrição Formato
000903525.pdf (271.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.