Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFrison, Marli Dallagnolpt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.date.accessioned2013-12-13T01:47:41Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1809-3108pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/83657pt_BR
dc.description.abstractNeste texto abordamos a pesquisa-ação como instrumento de análise e avaliação da prática docente e seu potencial para a produção de conhecimentos. Enfatizamos aspectos norteadores da pesquisa-ação e avaliamos seus efeitos, analisando-os a partir das seguintes dimensões: complexidade da ação docente; práticas do estagiário ante a situações da sala de aula e suas percepções sobre o processo de ensinar e aprender. Alguns princípios indicam que a pesquisa-ação possibilita entender a prática docente e conhecer melhor os contextos e as condições nos quais ela ocorre, permitindo fazer intervenções.pt_BR
dc.description.abstractEn este texto abordamos la investigación-acción como fuente de análisis y evaluación de la práctica docente y su potencialidad para la producción de conocimientos. Damos énfasis a los aspectos orientadores de la investigación-acción y evaluamos sus efectos, haciendo su análisis a partir de las siguientes dimensiones: complejidad de la acción docente; prácticas del meritorio delante de situaciones del aula y sus percepciones acerca del proceso de enseñar y aprender. Algunos principios apuntan que la investigación-acción posibilita entender la práctica docente y conocer mejor a los contextos y a las condiciones en las cuales ella ocurre, permitiendo hacer intervenciones.es
dc.description.abstractIn this text is approached the research-action as an instrument of docent practice evaluation, analysis and its potential to the knowledge production. We highlight guiding aspects of this research-action and evaluate its effects, by analyzing them on the following dimensions: complexity of docent action; practices of Student Teachers towards classroom situations and their perceptions about the teaching and learning processes. A few principles point out the research-action guides to a better understanding over the docent practice, its contexts and conditions that allow making interventions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Didática Sistêmica. Rio Grande, RS. Vol. 14, n. 1 (2012), p. 86-98pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectSaberes docenteses
dc.subjectEnseñanza de químicaes
dc.subjectTeachers formationen
dc.subjectDocent knowledgesen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.titleA pesquisa-ação em processos formativos de professores de Química : contribuições para a produção de saberes docentespt_BR
dc.title.alternativeLa investigación-acción en procesos formativos de profesores de química : contribuciones para la producción de saberes docenteses
dc.title.alternativeThe research-action in formative processes of chemistry teachers : contributions to the production of docent knowledgesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000903525pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples