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Atividades gerenciais do enfermeiro em centro cirúrgico

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Atividades gerenciais do enfermeiro em centro cirúrgico

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Título Atividades gerenciais do enfermeiro em centro cirúrgico
Outro título The nurse's managerial activities in the surgical center
Outro título Actividades de gerencia del enfermero en centro quirúrgico
Autor Martins, Fabiana Zerbieri
Orientador Dall'Agnol, Clarice Maria
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
Assunto Administração hospitalar
Enfermagem perioperatória
Grupos focais
[en] Focus groups
[en] Hospital administration
[en] Perioperative nursing
[es] Administración hospitalaria
[es] Enfermería perioperatoria
[es] Grupos focales
Resumo As demandas gerenciais do enfermeiro nos serviços de saúde têm impulsionado reflexões, face à necessidade de articular ações dos profissionais de enfermagem e dos demais membros da equipe de saúde para que o cuidado se efetive. Em ambientes complexos, como o centro cirúrgico, este tema carece de aprofundamento e constante atualização. Desenvolveu-se um estudo descritivo, qualitativo, com o objetivo de analisar as atividades gerenciais dos enfermeiros do centro cirúrgico de um hospital universitário público da região sul do Brasil, buscando identificar os respectivos desafios e estratégias. O estudo foi homologado sob número 12-0471 no Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde ocorreu a coleta de dados entre abril e agosto de 2013, por meio da Técnica de Grupos Focais, com seis enfermeiras do centro cirúrgico. As informações foram submetidas à análise de conteúdo, resultando em três eixos temáticos: Gerenciamento de materiais no centro cirúrgico, Gerenciamento da equipe de enfermagem e Articulação do trabalho da equipe multiprofissional no centro cirúrgico. Foram assinalados desafios relacionados à previsão e provisão de materiais para viabilizar os procedimentos anestésico-cirúrgicos. Como estratégia, mencionou-se o diálogo com a equipe multiprofissional, vislumbrando planejamentos conjuntos para disponibilizar insumos necessários às cirurgias. Foi debatido acerca da sobrecarga de trabalho e da realocação dos profissionais de enfermagem para atender a demanda das intervenções cirúrgicas, além dos ruídos de comunicação entre os trabalhadores, entendendo que os mesmos se configuram em pontos críticos no gerenciamento do centro cirúrgico. No grupo focal, foram reconhecidas como estratégias potencializadoras das atividades gerenciais: o adequado dimensionamento da equipe de enfermagem, a promoção de espaços dialógicos entre os profissionais, a troca de conhecimento entre as enfermeiras, a capacitação permanente e o subsídio fornecido pelos registros de enfermagem. Nas discussões, salientou-se que a articulação com a equipe multiprofissional envolve problemáticas principalmente relacionadas ao controle de infecção, à organização das escalas cirúrgicas e a situações que requerem realocação de procedimentos em razão de agendamento de transplantes e intervenções de emergência. Diante de tais dificuldades, houve aceno a possibilidades resolutivas, como: realocação da equipe de enfermagem, escala de rodízio de cancelamento de procedimentos e aperfeiçoamento da comunicação entre a equipe multiprofissional. Ponderou-se que as atividades gerenciais envolvem as ações desenvolvidas pelo enfermeiro para articular o cuidado de enfermagem contemplando assistência, pesquisa e ensino em saúde. Para tanto, ações envolvendo planejamento, organização e supervisão de recursos materiais, dos profissionais de enfermagem e do trabalho multiprofissional, diante da complexidade, configuraram-se como desafios ao gerenciamento desenvolvido pela enfermagem perioperatória. Cabe mencionar como limitações desse estudo a caracterização de um contexto específico como o centro cirúrgico de um hospital universitário e de discussões limitadas ao âmbito do diurno. No entanto, mesmo que os resultados não permitam generalizações mais amplas, destacam-se como contribuições para ancorar reflexões que incentivem o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da prática gerencial. Postula-se acerca da importância de estabelecer processos de gestão compartilhada em espaços de discussão entre os profissionais que atuam em centro cirúrgico, a fim de produzir subsídios para ampliar a segurança e a qualidade nos serviços de saúde.
Abstract The managerial demands on the nurse in the health services have driven reflections in the face of the need to articulate actions of the nursing professionals and other members of the health team for the care to be effective. In complex environments, such as the surgical center, this issue requires in-depth investigation and constant updates. A descriptive and qualitative study was undertaken, aiming to analyze the managerial activities of the nurses of the surgical center of a public teaching hospital in the south region of Brazil, seeking to identify the respective challenges and strategies. The study was approved under N. 12-0471 by the Research Ethics Committee of the institution where data collection occurred, between April and August 2013, using the technique of Focus Groups, with six nurses from the surgical center. The information was submitted to content analysis, resulting in three thematic axes: Management of materials in the surgical center, Management of the nursing team and Articulation of the multiprofessional team’s work in the surgical center. Challenges related to the estimating and provision of materials to viabilize the anesthetic-surgical procedures were indicated. As a strategy, dialog with the multiprofessional team was mentioned, envisioning joint planning to make available materials which are necessary for the operations. There was discussion regarding work burden and the re-allocation of the nursing professionals to meet the demands of the surgical interventions, in addition to the communication obstacles between the workers, understanding that these are critical points in the management of the surgical center. In the focus group, the following were recognized as strategies for optimizing the managerial activities: the appropriate dimensioning of the nursing team, the promotion of dialogic spaces among the professionals, the exchanging of knowledge among the nurses, the ongoing training and the support provided by the nursing records. In the discussions, it was emphasized that the articulation with the multiprofessional team involves problems mainly related to infection control, the organization of the surgical schedules and situations which require re-allocation of the procedures due to the scheduling of transplants and emergency interventions. Considering such difficulties, resolutive possibilities were raised, such as: re-allocation of the nursing team, a cancellation schedule for procedures, and improvement of the communication within the multiprofessional team. It was considered that the managerial activities involve the actions undertaken by the nurse in order to articulate the nursing care, covering assistance, research and teaching in health. To this end, actions involving planning, organization and supervision of material resources, nursing professionals and the multiprofessional work – in the light of the complexity – are configured as challenges to the management undertaken by the peri-operative nurses. As limitations of this study, one should mention the characterization of a specific context, the surgical center of a teaching hospital, and the discussions limited to the ambit of the day shift. However, even though the results do not allow wider generalizations, they stand out as contributions for anchoring reflections which encourage the development and improvement of managerial practice. The study postulates regarding the importance of establishing shared management processes in discussion spaces among the professionals who work in a surgical center, so as to provide support to extend safety and quality in the health services.
Resumen Delante de la necesidad de articular acciones de los profesionales de enfermería y de los otros miembros del equipo de salud para que el cuidado sea efectivo, las demandas administrativas del enfermero en los servicios de salud vienen originando reflexiones. En ambientes complejos, como el centro quirúrgico, el tema necesita profundización y constante actualización. Por eso, fue desarrollado este estudio descriptivo, cualitativo, cuyo objetivo fue analizar las actividades administrativas de los enfermeros del centro quirúrgico de un hospital universitario público de región sur de Brasil, buscando identificar sus respectivos desafíos y estrategias. El estudio fue homologado bajo el número 12-0471 en el Comité de Ética en Investigación de la institución donde los datos fueron obtenidos entre abril y agosto de 2013, por medio de la Técnica de Grupos Focales, con seis enfermeras del centro quirúrgico. Las informaciones fueron sometidas al análisis de contenido, resultando en tres ejes temáticos: Administración de materiales en el centro quirúrgico, Administración del equipo de enfermería y Articulación del trabajo del equipo multiprofesional en centro quirúrgico. Fueron apuntados desafíos acerca de la previsión y provisión de materiales para viabilizar los procedimientos anestésico-quirúrgicos. La estrategia fue el diálogo con el equipo multiprofesional, vislumbrando planeamientos conjuntos para volver disponibles insumos necesarios a las cirugías. Se discutió acerca de la sobrecarga de trabajo y de la transferencia de los profesionales de enfermería para atender a la demanda de las intervenciones quirúrgicas, además de los ruidos de comunicación entre los trabajadores, entendiendo que estes se configuran en puntos críticos en la administración del centro quirúrgico. En el grupo focal, fueron reconocidas como estrategias que potencializan las actividades administrativas: el adecuado dimensionamiento del equipo de enfermería, la promoción de espacios dialógicos entre los profesionales, el cambio de conocimiento entre las enfermeras, la capacitación permanente y el subsidio fornecido por los registros de enfermería. En las discusiones, se destaca que la articulación con el equipo multiprofesional tiene relación con problemáticas principalmente acerca del control de infección, de la organización de las escalas quirúrgicas y de situaciones que necesitan transferencias de procedimientos en función del apuntamiento de trasplantes así como intervenciones de emergencia. Considerando tales dificultades, hubo indicación de posibilidades resolutivas, como: transferencia del equipo de enfermería, escala para cancelar procedimientos y perfeccionamiento de la comunicación entre el equipo multiprofesional. Se ponderó que las actividades administrativas involucran acciones desarrolladas por el enfermero para articular el cuidado de enfermería contemplando asistencia, investigación y enseñanza en salud. Para eso, acciones de planeamiento, organización y supervisión de recursos materiales, de los profesionales de enfermería y del trabajo multiprofesional, delante de tal complejidad, se configuraron como desafíos a la administración desarrollada por la enfermería perioperatoria. Es necesario mencionar como limitaciones de ese estudio la caracterización de un contexto específico como el centro quirúrgico de un hospital universitario y de discusiones limitadas al ámbito diurno. Sin embargo, mismo que los resultados no permitan generalizaciones más amplias se destacan como contribuciones para anclar reflexiones que incentiven el desarrollo y el perfeccionamiento de la práctica administrativa. Se postula acerca de la importancia de establecer procesos de administración compartida en espacios de discusión entre los profesionales que actúan en centro quirúrgico, para producir subsidios que amplíen la seguridad y la cualidad en los servicios de salud.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/83989
Arquivos Descrição Formato
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