Repositório Digital

A- A A+

A ética do discurso : uma experiência na APAEB - possibilidades e limites

.

A ética do discurso : uma experiência na APAEB - possibilidades e limites

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A ética do discurso : uma experiência na APAEB - possibilidades e limites
Autor Paula, Reynaldo Josue de
Orientador Schuler, Maria
Data 2005
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Estudo de caso
Ética do discurso
Produtor rural
Teoria da ação comunicativa
Resumo Esta tese tem a ver com a ética do discurso contida na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas. Ela é o resultado de um estudo empreendido na Associação de Pequenos Agricultores do Semi-árido do Estado da Bahia (APAEB). Pretendeu-se mostrar como os membros da comunidade e da instituição pesquisada entendem e fazem uso da ética do discurso em suas relações comunicativas diárias dentro e fora da Associação. Também se teve a intenção de eliciar como a comunidade internaliza e aprende os conceitos da teoria habermasiana do discurso ético. A metodologia utilizada foi uma combinação de pesquisa ação e grupo focal, a partir de um mecanismo de analise grupal do que se chamou de dilemas éticos e teve a duração cerca de seis meses. A amostra levou em conta três grupos distintos de pessoas ligadas a Associação: seis membros da Diretoria, dez associados produtores e 10 funcionários da APAEB. As dinâmicas de grupo mostraram que havia um genuíno e grande interesse em aprender e praticar os valores éticos de solidariedade e justiça entre eles. O estudo também revelou que é necessário um período mais longo para uma melhor assimilação e desenvolvimento de uma competência discursiva como um meio de ação comunicativa entre os participantes.
Abstract This thesis has to do with discuss ethics as worked out in the habermasian Theory of Communicative Action. This is a research study of an Agricultural Community Association of Small Family Field Producers (APAEB) in Bahia, Brazil. It pretended show how people in that community understand and make use of ethics in their day by day relations in and out of their work. It also intended to elicit how that community internalize and learn that concepts. The methodology used was action research combined with focal groups, and the study lasted about six months. The sample took into account tree groups of people: six members of the Directory, ten of associated producers and ten of employees. The groups dynamics showed that there was a highly and genuine interest to learning and practice the ethical values of solidarity and justice among them . The study also revealed that is needed a longer period of time to have a better assimilation and competence development of the ethical discuss as a mean of communicative action among them.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/8416
Arquivos Descrição Formato
000575619.pdf (1.242Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.