Repositório Digital

A- A A+

Relatividade restrita no ensino médio : contração de Lorentz-Fitzgerald e aparência visual de objetos relativísticos em livros didáticos de física

.

Relatividade restrita no ensino médio : contração de Lorentz-Fitzgerald e aparência visual de objetos relativísticos em livros didáticos de física

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relatividade restrita no ensino médio : contração de Lorentz-Fitzgerald e aparência visual de objetos relativísticos em livros didáticos de física
Outro título Restricted relativity in secondary school teaching : Lorentz-Fitzgerald contraction and visual appearance of relativistic objects in physics textbook
Autor Ostermann, Fernanda
Ricci, Trieste dos Santos Freire
Resumo Neste trabalho é discutida a abordagem que livros didáticos de Física, para o ensino médio, têm adotado com relação à contração de Lorentz- FitzGerald e à aparência visual de objetos relativísticos no contexto da introdução de tópicos sobre Relatividade Restrita. A idéia é alertar para o fato de que o assunto não tem merecido o devido cuidado, fazendo com que os livros apresentem sérios erros conceituais, quando confundem medir com observar ou quando omitem tal distinção, provocando má interpretação pelo leitor.
Abstract In this work we discuss some high school physics textbooks approaches concerning Lorentz-FitzGerald´s contraction and the relativistic objects visual appearance in the context of Special Relativity. The idea is to show that this subject is not being presented in a rigorous way, leading textbooks to serious misconceptions between to measure and to observe . When textbooks omit such distinction they can lead the reader to misunderstandings.
Contido em Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 19, n. 2 (ago. 2002), p. 176-190
Assunto Ensino médio
Livros didaticos
Relatividade especial
[en] Lorentz-FitzGerald´s contraction
[en] Special Relativity in high school
[en] Textbooks analysis
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/85027
Arquivos Descrição Formato
000340703.pdf (253.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.