Repositório Digital

A- A A+

A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente eletrica sobre a média final de alunos de física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)

.

A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente eletrica sobre a média final de alunos de física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A validade preditiva do escore total em testes relativos a concepções em força e movimento e em corrente eletrica sobre a média final de alunos de física I (mecânica) e Física II (eletromagnetismo)
Autor Silveira, Fernando Lang da
Moreira, Marco Antonio
Resumo Foram realizados sete estudos independentes da validade preditiva do escore total no teste relativo às concepções em força e movimento (SILVEIRA, MOREIRA e AXT; 1986 e 1992) sobre a média final de alunos de Física I (Mecânica) da engenharia da UFRGS e PUCRS. Estes estudos ocorreram entre 1986 e 1991, envolvendo um total de 229 alunos. Os coeficientes de correlação entre o escore total e a média final em cada um destes estudos são apresentados. Apresenta-se também os coeficientes de fidedignidade das duas variáveis (escore total no teste e média final na disciplina). Os sete estudos convergiram para o mesmo resultado, verificando empiricamente a importância das concepções relativas à força e movimento, detectadas através do teste, para o desempenho global em Física I. Estes estudos se constituem em um importante argumento de validade para o teste. Foram também realizados cinco estudos independentes da validade preditiva do escore total no teste relativo às concepções em corrente elétrica (SILVEIRA, MOREIRA e AXT; 1989) sobre a média final de alunos de Física II (Eletromagnetismo) da engenharia da UFRGS. Estes estudos acorreram entre 1988 e 1991, envolvendo um total de 134 alunos. Neste caso, os cinco estudos convergiram também para o mesmo resultado, verificando empiricamente a importância das concepções relativas à corrente elétrica, detectadas através do teste, para o desempenho global em Física II. Estes estudos se constituem em um importante argumento de validade para o teste.
Contido em Caderno catarinense de ensino de física. Florianópolis. Vol. 9, n. 2 (ago. 1992), p. 105-112
Assunto Ensino de ciências
Ensino de fisica
Fisica geral
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/85055
Arquivos Descrição Formato
000056371.pdf (263.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.