Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRey, Sandra Terezinhapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Marcelo Tomazipt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:16:31Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8509pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a obra tecnológica, midiática e biológica do artista brasileiro Eduardo Kac, sobretudo os trabalhos realizados de 1984 até 2004. Os projetos foram reunidos em grupos temáticos e conceituais, denominados, principalmente, de "arte da telepresença" e de "arte biológica", expressões utilizadas pelo artista. A metodologia empregada foi a de posicionamento histórico e comparação entre obras, dentro de um contexto de análise crítica. Elementos do processo criativo foram indicados e tornam-se uma das bases sobre a qual o artista ergue sua poética. As obras e projetos de Kac evocam inúmeras perguntas e reflexões, como os limites entre arte e vida, as relações do homem com a máquina e os limites éticos de atuação e intervenção do ser humano na natureza. São fronteiras que marcam questionamentos e inquietações do artista, sempre em busca de renovações estilísticas, técnicas e conceituais sobre os resultados Dentre os objetivos principais desta pesquisa estão a compreensão das características autorais de tais obras multidisciplinares, com foco nos diversos tipos de "autores" presentes, desde o autor ou co-autor inicial, passando pelos auxiliares operacionais, até participadores ou interatores definitivos, que atualizam a obra em seu status de exibição. Foi buscado como determinar o momento da criação no campo das artes, delimitando a autoria da obra e o que a caracteriza. Os trabalhos artísticos de Eduardo Kac situam-se com facilidade sobre os terrenos da polêmica e do debate frenético, às vezes camuflando suas reais potencialidades discursivas. Nosso olhar pretende ser fiel ao objeto, ou seja, às obras estudadas, limpando-as para uma apreciação mais verdadeira e dinâmica, com aproveitamento de energias criativas, e situando a obra e o artista em suas reais locações no terreno da arte contemporânea.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyses the technological, multimedia and biological work of the Brazilian artist Eduardo Kac, beyond their works done from 1984 to 2004. The projects were gathered in thematic and conceptual groups, denominated, mainly, "telepresence art" and "biological art", expressions used by the artist. The methodology implemented was the historical position and the comparison among works, within a context of a critical analysis. Elements of the creative process were indicated and became one of the bases where the artist builds up his poetic. Kac´s works and projects evoke several questions and reflections, as the limitations between art and life, the relationship between a man and a machine and the ethical boundaries and the action and intervention of the human beings in the nature. They are boundaries that set the artist`s questions and concerns always searching for stylistic renovations, technical and conceptual about the results. Among the main objectives of this research are the comprehension of the authorship characteristics of such multidisciplinary works, focused on several types of present "authors", since the initial author or co-author, passing through operational helpers, till participants or definitive interactors who update the work in its exhibition status. It was searched how to determine the moment of creation in the arts field, delimiting the work authorship and what characterizes it. Eduardo Kac´s art works are set easily over a polemic territory and a freaking debate, sometimes masking their real discursive potential. Our look intends to be faithful to the object, better said, to the studied works, cleaning them up to a more truthful appreciation and dynamic, with use of creative energies, and putting the work and the artist in their real places in the contemporary art field.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtemídiapt_BR
dc.subjectTelepresenceen
dc.subjectArte : Tecnologiapt_BR
dc.subjectBio arten
dc.subjectTelepresençapt_BR
dc.subjectVirtualen
dc.subjectDigitalen
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectKac, Eduardo 1962-.pt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectAuthorshipen
dc.subjectCooperationen
dc.subjectInterdisciplinaryen
dc.subjectProcessen
dc.titleO DNA da criação artística em Eduardo Kac : uma engenharia construtora e reveladora de limitespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000578136pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples