Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorIcle, Gilbertopt_BR
dc.contributor.authorDal Bello, Márcia Moura Cordeiro Pessoapt_BR
dc.date.accessioned2014-01-01T01:53:09Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/85184pt_BR
dc.description.abstractEste texto apresenta uma investigação que procura compreender as singularidades da prática docente de um grupo de dez professores de teatro, os quais parecem conduzir seu fazer pedagógico como uma performance. Problematiza-se a performance docente como um modo de ser professor em que o corpo é um elemento constitutivo da prática pedagógica.Dessa forma, problematiza-se o tema de pesquisa: a performance como possibilidade de ação pedagógica. O objetivo principal do trabalho foi, portanto, identificar os elementos corporais da performance artística na performance docente.Desenvolve-se o conceito de performance docente a partir de alguns princípios, tais como:a sala de aula como ritual performático;o papel do corpo na performance;a performance da oralidade docente; a docência como presença; e finalmente, a condição criativa da performance.Os resultados da pesquisa apontaram para o importante papel desses princípios para a constituição da prática teatral, bem como para a docência. Eles constituem a pedagogia do teatro e estão presentes em todas as instâncias do trabalho, seja ele docente ou artístico. Trata-se de elementos fundamentais, os quais funcionam como um guia corporificado que se revela nas performances dos professores e alunos. Alguns dos princípios teatrais trazidos na pesquisa são: a relação, a constituição do “estado de presença”, a possibilidade de transformação do sujeito instaurada a partir da prática teatral e, finalmente, o desenvolvimento do processo criativo suscitado no ritual das aulas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a study that seeks to understand the uniqueness of teaching practice. In order to develop this research, it was taken a group of ten theater teachers. Apparently, that group is able to drive their pedagogical work as a true performance. The study problematizes the teaching performance as a way of being a teacher. In this task, the body has an important status, once is a constitutive element of the theater teaching practice. Thus, the research central problem may be summarized as the following: how the artistic performance becomes a teaching performance? The main objective of this study was therefore to identify the elements of the body art performance in teaching performance. It develops the concept of teaching performance from certain principles, such as: the classroom as performative ritual; the role of the body in performance; the performance of oral teaching; teaching as presence; and finally, the condition of creative performance. The survey results pointed to the important role of these principles for the constitution of theatrical practice as well as for teaching. They constitute the pedagogy of theater and are present in all instances of work, be it academic or artistic. These are key elements, which act as a guide that reveals itself embodied in the performances of teachers and students. Some of theatrical principles brought in the research are: the relationship, the constitution of the "presence status", the possibility of transformation of the subject brought from theater practice and, finally, the development of the creative process raised the ritual of classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTheater pedagogyen
dc.subjectPedagogia teatralpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectTeaching performanceen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectRitualen
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectBodyen
dc.titlePerformances docentes : um estudo a partir da prática de professores de teatropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000908973pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples