Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchuch, Patricept_BR
dc.contributor.authorSoilo, Andressa Nunespt_BR
dc.date.accessioned2014-01-01T01:53:32Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/85212pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como marco a transição espacial dos camelôs regularizados pela Prefeitura de Porto Alegre/RS para um shopping no Centro da cidade. Esse shopping se chama, atualmente, “Pop Center” e abriga os comerciantes desde fevereiro de 2009. Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da perspectiva antropológica, como são construídas e relacionadas a sociabilidade e legalidades no novo camelódromo da cidade. Para a realização desta monografia foram utilizadas as técnicas da pesquisa etnográfica como observação participante, entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, conversas informais com os pesquisados e coleta de documentos relacionados ao assunto como notícias de jornais e processos judiciais. O trabalho vincula os temas da sociabilidade e legalidades demonstrando que a nova configuração do comércio popular altera algumas práticas comerciais e relações sociais dos comerciantes sedimentadas nas ruas, além de apresentar interlegalidade que se articula no mesmo espaço. Essa nova sociabilidade ainda se encontra sob o jugo do controle, não somente estatal, mas também da administração do local – uma empresa privada, explicitando a construção de novos modos de encarar o controle através da construção, negociação e vinculação de legalidades próprias das práticas comerciais efetuadas pelos comerciantes, que são coexistentes com o texto jurídico oficial.pt_BR
dc.description.abstractThis research is marked by the spatial transition of regularized street vendors from Porto Alegre/Brazil to a shopping center in downtown. This mall is called, nowadays, “Pop Center” and house street vendor since February 2009. This work aims to analyze , from the anthropological perspective, how are constructed and related sociability and legalities in new space . For the realization of this study we have used ethnographic research based on participant observation, structured and semi –structured interviews, informal conversations with interlocutors and collected documents related to the subject as newspaper reports and court cases. This work links the themes of sociability and legalities demonstrating that the new configuration of popular market changes some business practices and social relations that were sedimented in the streets, moreover, presents “interlegality” that is articulated in the same space. This new sociability is still under control, not only by State, but also by the mall’s administration - a private company, that also evidences new ways of looking at the control through the construction, negotiation and binding of legalities of popular market practices, who are coexisting with the official legal text.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCamelôpt_BR
dc.subjectStreet vendorsen
dc.subjectPop centeren
dc.subjectCamelódromopt_BR
dc.subjectPop Centerpt_BR
dc.subjectSociabilityen
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectLegalityen
dc.subjectComércio popularpt_BR
dc.titleComércio popular : sociabilidades, identidades e ilegalidades a partir de um estudo etnográfico do Pop Center em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000909161pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples