Repositório Digital

A- A A+

Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências

.

Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
Outro título Visiting, investigating, learning and playing : a review of activities for infomal science education
Autor Sebastiany, Ana Paula
Pizzato, Michelle Camara
Del Pino, Jose Claudio
Salgado, Tania Denise Miskinis
Resumo Este trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços como locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas atividades, em geral, é a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Finalmente, parece que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação.
Abstract This paper presents a review about the role of informal teaching in science. Among the discussions, distinction is presented between formal and informal education and its relationship with learning. The results of the surveys analyzed show that the spaces of non-formal education are important complements to the school. It was found that the strategies adopted conceive these spaces as places of effective interaction between students, teachers and monitors. The aim of these activities, in general, is a demonstration or simulation of scientific phenomena. Finally, it seems that research in science education on formal and informal education seeks an understanding of how learning happens outside the school with the intention of building a theoretical framework for these practices and education processes.
Contido em Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 5, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 69-98
Assunto Educação informal
Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
[en] Context informal
[en] Science education
[en] teaching and learning
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/85288
Arquivos Descrição Formato
000859215.pdf (635.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.