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Implementação do método de ensino peer instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de física do ensino médio

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Implementação do método de ensino peer instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de física do ensino médio

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Título Implementação do método de ensino peer instruction com o auxílio dos computadores do projeto “UCA” em aulas de física do ensino médio
Outro título Implementation of peer instruction method of teaching with the aid of computers of the UCA project in high school physics lessons
Autor Müller, Maykon Gonçalves
Brandão, Rafael Vasques
Araujo, Ives Solano
Veit, Eliane Angela
Resumo Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso exploratório, cujos objetivos principais foram avaliar a receptividade dos alunos em relação ao método Peer Instruction (PI) e ao uso dos computadores do projeto “UCA” (Um Computador por Aluno); investigar se a discussão entre os colegas favorece a convergência para a resposta correta em testes conceituais, como tem sido apontado na literatura; e verificar a viabilidade do emprego dos computadores do projeto “UCA” como sistema de votação para a metodologia. O estudo foi realizado com uma turma de 34 alunos de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública federal, ao longo de uma sequência didática sobre tópicos de Eletromagnetismo. Neste estudo, observou-se que as discussões entre os colegas mostraram-se frutíferas, propiciando a participação ativa dos alunos e levando à convergência para a resposta correta. Concluiu-se que a metodologia pode ser aplicada com sucesso no contexto de uma sala de aula de ensino médio, utilizando os UCAs como sistema de votação, dadas as condições de infraestrutura para usá-los pelo período de duração da aula (e.g. carga nas baterias). Cabe ressaltar que a adoção do PI pode ser feita de modo complementar às atividades de resolução de problemas, trabalho experimental e/ou simulação computacional, voltadas para o ensino.
Abstract This paper presents results of an exploratory case study which the main objectives were to: evaluate the receptivity of the students regarding the Peer Instruction (PI) method and the use of computers of the UCA project (Brazilian version of the project One Laptop per Child); investigate if the discussion between colleagues promotes the convergence to the correct answer in concept tests, as it has been pointed in literature; and investigate the viability of using the UCA computers as a voting system to the methodology. The study was conducted in a class of 34 students in the third year of a Federal Public High School over an instructional sequence on topics of Electromagnetism. In this study we observed that the discussion among colleagues proved fruitful, allowing the participation of students and leading to the convergence to the correct answer. We conclude that this methodology can be successfully implemented in the context of a High School classroom using the UCAs as a voting system, given the conditions of infrastructure to use them for the duration of a lesson (e.g. charging of the batteries). It should be emphasized that the adoption of PI can be done in a complementary manner to the activities of problem solving, experimental work and/or computer simulation, aimed at teaching.
Contido em Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 29, nesp 1 (set. 2012), p. 491-524
Assunto Computador na educação
Ensino de fisica
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Instrução personalizada
Métodos de ensino
[en] OLPC
[en] Peer instruction
[en] Physics education
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/85290
Arquivos Descrição Formato
000862503.pdf (378.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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