Repositório Digital

A- A A+

Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior

.

Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior
Outro título Discussing the concepts of error and uncertainty with undergraduate students through means of the Galton box : a contribution to incorporate new metrological approaches to Physics teaching
Autor Lima Júnior, Paulo
Silveira, Fernando Lang da
Resumo Até a publicação do Guia para Expressão da Incerteza da Medição (GUM), a questão dos erros e das incertezas não estava bem resolvida. Neste artigo, discutimos os conceitos de erro e incerteza segundo as diretrizes mais atuais do campo da metrologia, sugerindo uma maneira de introduzir tais conceitos para estudantes de graduação, fazendo uso da tábua de Galton ou Quincunx como recurso didático. A tábua de Galton também é usada para introduzir o Teorema Central do Limite, explicitando a importância deste teorema na elaboração de intervalos de cobertura e para a interpretação das incertezas.
Abstract Until the publication of the Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement (GUM), the question of errors and uncertainties was not well resolved. In this paper, we discuss the concepts of error and uncertainty, according to the latest guidelines in the field of metrology, and suggest a way to introduce such concepts to undergraduate students through means of the Galton box (also called Quincunx) as a teaching tool. The Galton box is also used to introduce the Central Limit Theorem, emphasizing the importance of this theorem in the development of coverage intervals and for the interpretation of uncertainties.
Contido em Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 28, n. 2 (ago. 2011), p. 400-422
Assunto Ensino de fisica
Experiencias de fisica
Metrologia
Teorema central do limite
[en] Error
[en] Laboratory activities
[en] Metrology
[en] Uncertainty
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/85384
Arquivos Descrição Formato
000792437.pdf (264.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.