Repositório Digital

A- A A+

Atendimento à crise psíquica no pronto-socorro : visão de profissionais de enfermagem

.

Atendimento à crise psíquica no pronto-socorro : visão de profissionais de enfermagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atendimento à crise psíquica no pronto-socorro : visão de profissionais de enfermagem
Outro título La atención a la crisis psíquica en la unidad de urgencias : la visión del equipo de enfermería
Outro título Psychic crisis care in the emergency room : nursing staff's view
Autor Borges, Leandro da Rosa
Pinho, Leandro Barbosa de
Lacchini, Annie Jeanninne Bisso
Schneider, Jacó Fernando
Resumo O objetivo do estudo foi conhecer a visão da equipe de enfermagem sobre o atendimento à crise psíquica em uma unidade de emergência de um Pronto-Socorro. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que utilizou, como técnica para coleta de dados, a aplicação de entrevistas semiestruturadas com dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem que trabalhavam na unidade de emergência durante o turno da manhã e tarde. A análise dos dados foi orientada a partir da análise de conteúdo com formação das seguintes categorias temáticas, que permitiram a melhor visualização dos resultados: o conceito de crise para a equipe do pronto-socorro e as diferentes expressões do sofrimento e os recursos terapêuticos para o enfrentamento e a minimização dos encargos da crise. Evidenciou-se que a equipe de enfermagem costuma justificar as dificuldades de atendimento à crise psíquica pela falta de tempo, inadequação do espaço físico e despreparo da mesma.
Resumen El presente estudio tuvo como objetivo conocer la visión del equipo de enfermería sobre la atención a la crisis psíquica en una unidad de urgencias. Se trata de un estudio de abordaje cualitativo que utilizó, como técnica de recolección de datos, entrevistas semiestructuradas. Participaron de la investigación dos enfermeras y tres técnicos de enfermería que trabajaban en la unidad de urgencias durante las mañanas y las tardes. El análisis de datos fue orientado a partir de las siguientes temáticas: el concepto de crisis para el equipo de una unidad de urgencias y las diferentes expresiones del sufrimiento y los recursos terapéuticos para el enfrentamiento y disminución de los encargos de la crisis. Suele justificar las dificultades de atención a la crisis por la falta de tiempo, inadecuación de espacio físico y la falta de preparación de la misma.
Abstract This study was aimed at finding out the nursing staff ’s view about psychic crisis care in an emergency room unit. This is a qualitative study that used the application of semi-structured interviews as data collecting technique. Five nursing professionals that worked in the emergency room during the morning and afternoon shifts participated in the research. Data analysis was conducted based on the discussion of the following categories: concept of crisis for the emergency room team and the different suffering expressions and therapeutic resources to face and minimize the crisis’ burdens. Professionals usually justify their difficulties on treating a psychic crisis due to lack of time, space and proper training.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 33, n.3 (2012), p. 27-33
Assunto Enfermagem
Intervenção na crise
Serviços médicos de urgência
[en] Crisis interventions
[en] Emergency medical services
[en] Nursing
[es] Enfermería
[es] Intervención en la crisis
[es] Servicios médicos de urgencia
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/85406
Arquivos Descrição Formato
000863319.pdf (106.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.