Repositório Digital

A- A A+

O ensino das etapas do processo de enfermagem : revisão integrativa

.

O ensino das etapas do processo de enfermagem : revisão integrativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino das etapas do processo de enfermagem : revisão integrativa
Outro título The teaching of nursing process steps : an integrative review
Outro título La enseñanza de las fases del proceso de enfermería : revisión integradora
Autor Luzia, Melissa de Freitas
Costa, Francine Melo da
Lucena, Amália de Fátima
Resumo Objetivo: analisar a literatura nacional sobre o ensino das etapas do Processo de Enfermagem. Método: revisão integrativa, com a questão << Qual a produção científica nacional existente sobre o ensino das etapas do Processo de Enfermagem? >> nas bases LILACS e MEDLINE. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo as informações: título, periódico, ano, objetivos, tipo de estudo, local de publicação, etapa do PE e resultados. A amostra foi composta de 19 artigos em Português e Inglês, organizados em figuras e discutidos conforme a literatura. Resultados: 12 artigos abordaram a etapa de investigação; quatro, o diagnóstico de enfermagem; dois, todas as etapas e um a etapa de intervenções de enfermagem. Conclusão: o número de publicações brasileiras ainda é escasso e a maioria está direcionada ao ensino da etapa de investigação. Assim, há necessidade de mais estudos para subsidiar a prática educativa, que refletirá na qualidade da assistência de enfermagem.
Abstract Objective: To analyze the national literature about the teaching the steps of the Nursing Process. Method: an integrative review, with the issue << What is the existing national scientific production about the teaching of steps of the Nursing Process? >> in databases LILACS and MEDLINE. To collect data it was used an instrument containing the information: title, journal, year, objectives, study type, place of publication, stage of the Nursing Process and results. The sample consisted of 19 articles in Portuguese and English, organized into figures and discussed according to the literature. Results: 12 articles addressed the investigation stage, four, the nursing diagnosis, two, all stages and one, the stage of nursing interventions. Conclusion: The number of Brazilian publications is still scarce and most are directed to teaching the investigative stage. Thus, there is need for more studies to support educational practices those will reflect on the quality of nursing care.
Resumen Objetivo: analizar la literatura nacional acerca de la enseñanza de los pasos del Proceso de Enfermería. Método: revisión integradora, con la cuestión << ¿Cuál es la producción científica nacional existente acerca de la enseñanza de las etapas del Proceso de Enfermería? >> en las bases LILACS y MEDLINE. Para recoger los datos se utilizó un instrumento que contiene la información: título, periódico, año, objetivos, tipo de estudio, lugar de publicación, la etapa del Proceso de Enfermería y los resultados. La muestra estuvo compuesta por 19 artículos en portugués e inglés, organizados en figuras y discutidos de acuerdo con la literatura. Resultados: 12 artículos abordaran la etapa de investigación; cuatro, el diagnóstico de enfermería; dos, todas las etapas y uno, el estado de las intervenciones de enfermería. Conclusión: el número de publicaciones brasileñas es aún escaso y la mayoría está dirigida a la enseñanza de la etapa de investigación. Por lo tanto, existe la necesidad de más estudios para apoyar las prácticas educativas, que refletarán la calidad de los cuidados de enfermería.
Contido em Revista de Enfermagem UFPE On Line. Recife. Vol. 7, n. 11 esp (nov. 2013), p. 6678-6687
Assunto Educação em enfermagem
Processos de enfermagem
[en] Learning
[en] Nursing processes
[en] Teaching
[es] El aprendizaje
[es] La enseñanza
[es] Procesos de enfermería
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/85456
Arquivos Descrição Formato
000908779.pdf (539.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.