Repositório Digital

A- A A+

Educação patrimonial noensino de arte : A atribuição de sentido ao patrimônio através da prática artística

.

Educação patrimonial noensino de arte : A atribuição de sentido ao patrimônio através da prática artística

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação patrimonial noensino de arte : A atribuição de sentido ao patrimônio através da prática artística
Autor Superti, Aline de Carvalho Sydek
Orientador Hofstaetter, Andrea
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Assunto Arte : Ensino
Educação patrimonial
Patrimônio cultural
Patrimônio cultural
Resumo Este trabalho teve como proposição refletir sobre possibilidades de trabalhar com educação patrimonial no ensino de artes visuais. A pesquisa abordou o tema Patrimônio Artístico e Cultural com o objetivo de embasar a elaboração do projeto educativo de estágio curricular. O projeto educativo, ligado a esta investigação teve como objetivo a construção de uma significação para o Patrimônio, focando a relação pessoal e a atribuição de sentido. Pretendeu-se, ao trabalhar desta forma, alcançar uma consciência maior sobre o valor deste Patrimônio, tanto pessoalmente, como para a coletividade, elemento indispensável para o exercício da cidadania. A reflexão teórica sobre atribuição de sentido na educação patrimonial, baseou-se nos pensamentos de Maria de Lourdes Parreiras Horta, em Regina Abreu e Márcia Sant’Anna. A pesquisa apoiou-se nos pensamentos de Jacques Le Goff e André Malraux para pensar o papel da memória na construção desta significação. A pesquisa de José Francisco Alves sobre os monumentos públicos da cidade de Porto Alegre, a pesquisa de Pedro Paulo Funari e as publicações do site do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foram referênciais para reflexões sobre Patrimônio e Educação Patrimonial.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/85482
Arquivos Descrição Formato
000909121.pdf (2.794Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.