Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento de ambientes complexos de aprendizagem baseados em computador aplicados à Administração

.

Desenvolvimento de ambientes complexos de aprendizagem baseados em computador aplicados à Administração

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento de ambientes complexos de aprendizagem baseados em computador aplicados à Administração
Autor Mondadori, Mauricio Grazziotin
Orientador Santos, Eduardo Ribas
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Ensino
Ensino e aprendizagem
Framework
Sistemas de informação
Resumo O emprego de aplicações baseadas em abordagens de ensino e aprendizagem centradas no estudante e auxiliadas por computador tem-se intensificado na área de Administração nos últimos anos. Entretanto, para aplicações em Administração, são poucos os estudos aprofundados sobre o tema, sobretudo em relação ao desenvolvimento de ambientes de aprendizagem efetivos. O objetivo desta pesquisa é a elaboração de um framework composto de um conjunto de princípios para a construção de ambientes complexos de aprendizagem, assim como a avaliação de sua aplicabilidade para o ensino na área de Administração. Com base em uma revisão de estudos existentes, foi proposta uma síntese de princípios. A partir destes, foi construído um protótipo de ambiente complexo de aprendizagem aplicado à área de Empreendedorismo. O protótipo foi avaliado por dois especialistas da área de sistemas de informação e dois da área de Empreendedorismo. Como resultado da avaliação, concluiu-se que o framework proposto representa uma base plausível para o desenvolvimento de ambientes complexos de aprendizagem em Administração.
Abstract The use of technology supported student-centered teaching and learning approaches have been increased in the field of management in the last years. However, there are few studies that focus on the development of effective learning environments. The objectives of the present research are both to elaborate a framework with a set of principles for designing complex learning environments and to evaluate whether this framework is applicable to teach management. A set of principles was proposed based on literature review. Then a complex learning environment prototype to teach Entrepreneurship was built based on these principles. Two Information Systems experts and 2 Entrepreneurship experts evaluated the prototype. The results indicated that the framework is a good support for designing complex learning environments to teach management.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/8551
Arquivos Descrição Formato
000580333.pdf (330.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.