Repositório Digital

A- A A+

Identificação de genes reguladores pela temperatura na levedura patogênica Cryptococcus neoformans

.

Identificação de genes reguladores pela temperatura na levedura patogênica Cryptococcus neoformans

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Identificação de genes reguladores pela temperatura na levedura patogênica Cryptococcus neoformans
Autor Silva, Lívia Kmetzsch Rosa e
Orientador Vainstein, Marilene Henning
Co-orientador Schrank, Augusto
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Biotecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular.
Assunto Cryptococcus neoformans
Temperatura
Resumo Cryptococcus neoformans é uma levedura basidiomicética e patógeno humano oportunista, que causa infecção tanto em indivíduos imunocomprometidos quanto em imunocompetentes. A habilidade de sobrevivência e proliferação na temperatura do corpo humano é um fator de virulência essencial deste microrganismo. Análise da Diferença Representacional (RDA) foi aplicada com o intuito de delinear o perfil de expressão gênica durante desenvolvimento de C. neoformans a 37ºC ou 25ºC. Análises de 300 seqüências de cDNA permitiram a identificação de proteínas que podem ser críticas para processos de interação patógeno-hospedeiro. Produtos gênicos envolvidos em integridade da parede celular, resposta ao estresse, filamentação e metabolismo oxidativo são induzidos a 37ºC. Genes relacionados à silenciamento de cromatina e transporte de fosfolipídios possuem maior expressão em cultivo de C. neoformans a 25ºC. A metodologia de RDA mostrou-se viável no intuito de identificar genes regulados pela temperatura neste organismo, os quais podem representar alvos potenciais para estudos de inibição do desenvolvimento de C. neoformans no hospedeiro.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/8555
Arquivos Descrição Formato
000580553.pdf (246.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.