Repositório Digital

A- A A+

Catalisadores de rutênio suportados aplicados na hidrogenação parcial do benzeno : influência do método de síntese

.

Catalisadores de rutênio suportados aplicados na hidrogenação parcial do benzeno : influência do método de síntese

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Catalisadores de rutênio suportados aplicados na hidrogenação parcial do benzeno : influência do método de síntese
Autor Foppa, Lucas
Orientador Dupont, Jairton
Co-orientador Lansarin, Marla Azario
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Química.
Assunto Engenharia química
Resumo A hidrogenação parcial do benzeno a ciclohexeno é uma reação que desperta considerável interesse da indústria petroquímica, já que o ciclohexeno é uma molécula mais versátil do que o ciclohexano, produto comumente obtido a partir do mesmo substrato. A reatividade especial da cicloolefina pode ser aproveitada para simplificar a rota de síntese do nylon, por exemplo, gerando economia de átomos e de energia. Neste trabalho, foi estudada a influência do método de síntese de catalisadores de rutênio suportados sobre alumina no seu desempenho catalítico para a reação. Para tanto, amostras de catalisador foram obtidas a partir de dois métodos diferentes: redução de precursores monometálicos em fase coloidal e deposição por magnetron sputtering. Esses materiais foram caracterizados e usados para reações de hidrogenação de benzeno. A técnica de magnetron sputtering, dentre todas as amostras preparadas, forneceu os catalisadores mais ativos para a reação estudada, com frequências de turnover de 90 h-1. O diâmetro estimado das nanopartículas de rutênio suportadas obtidas dessa forma é 5,9 nm. Por outro lado, a redução de precursores metálicos permitiu a obtenção do catalisador com a maior seletividade para o produto desejado. Trata-se do catalisador sintetizado a partir do complexo organometálico Bis(2-metilalil)(1,5-ciclooctadieno)rutênio(II), cujas nanopartículas apresentam diâmetro médio de 4,9 nm e estão dispersas em forma de agregados sobre o suporte. Estes catalisadores forneceram seletividades da ordem de 10% para conversões de benzeno de 20%.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/85660
Arquivos Descrição Formato
000908935.pdf (1.510Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.