Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGoellner, Silvana Vilodrept_BR
dc.contributor.authorSilveira, José Francisco Baronipt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:17:16Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8587pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo do tipo etnográfico investiguei como se dá o processo de ensinoaprendizagem da arte circense nas oficinas oferecidas pelo Circo Girassol na cidade de Porto Alegre-RS durante os anos de 2004 e 2005, onde participei de reuniões, festas, treinos, ensaios, eventos, aulas, performances, espetáculos, entre outros. Apresento alguns pontos importantes deste trabalho: a minha aproximação afetiva e profissional com o tema de estudo; a possibilidade de refletir sobre as transformações históricas do fenômeno Circo; os caminhos investigativos; o conhecimento do Circo Girassol e suas práticas que, a partir de uma descrição densa, é mostrado no seu processo de construção; o cotidiano dos artistas nas atividades circenses; a dinâmica do grupo; destacando o processo de ensino da arte circense nas oficinas ministradas pelos artistas-professores. Analisei as seguintes categorias que emergiram do campo, a saber: professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem: ‘o que’ e ‘como’ é compartilhado o saber circense; a construção de um movimento corporal virtuoso e performático; treinamento, dor e sacrifício: o silenciamento do lúdico. Pensando o corpo a partir de referenciais culturais e históricos e a educação como um processo dialógico, considero que a prática pedagógica da arte circense no Circo Girassol se aproxima da prática da ginástica tradicional, para isso utiliza-se de alguns aspectos referentes ao treinamento físico; busca a construção de corpo e movimento nos moldes do Circo Contemporâneo, ou seja, uma estética de corpo reto, alinhado, com movimentos ‘limpos’, verticalizados em direção a um modelo padronizado tido como correto. Com uma prática docente de demonstração dos exercícios e o ensino centralizado no professor, inviabiliza uma proposta de educação pelo diálogo, reflexiva e lúdica.pt_BR
dc.description.abstractIn this ethnographic study I investigated the teaching-learning process of the circus art in the workshops offered by the Girassol Circus in the city of Porto Alegre – RS during the years 2004 and 2005, where I participated of the activities like meetings, parties, trainings, rehearsals, events, lessons, performances, shows, among others. I present some aspects that are important in this work: my affective and professional approach with the study subject; the possibility of thinking about the historical changes of the phenomenon Circus; the ways of investigation; the knowledge of the Girassol Circus and its practices which I present in a dense description. I also present the artists daily activities in the circus; the group dynamics, pointing out the teaching process of the circus art in the workshops given by the teachers-artists. In relation to the sharing of knowledge, I analyzed the following categories which emerged from the field: teachers and students in the teaching-learning process as ‘what’ and ‘how’ the circus knowledge is shared; the construction of a virtuous corporal movement; training, pain and sacrifice, the silence of the ludicrous. Thinking the body from cultural and historical aspects and education as a dialogical process, I consider that the pedagogical practice of the circus art in the Girassol Circus has a great similarity to the traditional gymnastics practice, as it uses some aspects of physical training; it searches the construction of body and movement having the contemporary circus as a pattern, in other words, as esthetics of straight bodies, aligned with ‘clean’ movements, uprighted towards a standardized correct model. With a teaching practice of demonstrating the exercises and a teaching-centered attitude, it makes impracticable a reflective and ludicrous proposal of education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCircus arten
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectCircusen
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectPedagogical actionen
dc.subjectCorporal exercisesen
dc.titleCirco Girassol : o saber circense incorporado e compartilhadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000581790pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples