Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Marisa Cristina Vorraberpt_BR
dc.contributor.authorSchmidt, Saraí Patríciapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:17:24Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8598pt_BR
dc.description.abstractA mídia impressa foi o foco central deste estudo, que se centrou na análise de revistas e, simultaneamente, na discussão das mesmas por um grupo de acadêmicos de Comunicação Social. A pesquisa busca compreender como uma expressão ambivalente como “ter atitude” — disseminada amplamente na mídia — acaba por mostrar as fraturas de um conceito historicamente construído como o de “juventude”; ou seja, busco analisar a importância da expressão “ter atitude”, na medida em que, por meio dela, podemos observar o quanto características dadas como “imutáveis” para caracterizar os jovens vêm se modificando, vêm se dissolvendo.Tendo como referência teórica privilegiada os estudos de Zygmunt Bauman, desenvolvi análises que colocam em relevo a estreita relação entre a cultura jovem e a globalização. Tal articulação permitiu‐me estruturar discussões sobre os conceitos que emergiram como centrais na tese: juventude líquida, ambivalência e identidade. Dois conjuntos de materiais constituíram o corpus de análise da pesquisa. O primeiro conjunto foi composto por materiais extraídos da Revista MTV (especialmente, editoriais e campanhas publicitárias). O segundo conjunto resulta das discussões desenvolvidas junto a dois grupos de acadêmicos do curso de Comunicação do Centro Universitário Feevale. A investigação evidenciou de que maneira uma expressão ambivalente como “ter atitude” encontra num universo igualmente ambivalente (o dos jovens) um lócus notável para sua efetivação, e analisou de que forma e por quais caminhos ela acaba por encontrar no universo jovem um meio singular e sugestivo para seu implemento.pt_BR
dc.description.abstractPrinted media has been the central focus of this study, which has concentrated on both the analysis and discussion of magazines by a group of students of Social Communication. The research is an attempt to understand how an ambivalent phrase such as “showing attitude” – widely spread in media – has ended up uncovering fractures of a historically built concept such as “youth”. I have tried to analyze the importance of the phrase “showing attitude” in the sense that, through it, we can observe how features viewed as “immutable” that characterize youths have both changed and dissolved. Having the studies carried out by Zigmund Bauman as a privileged theoretical reference, the analyses have emphasized the strict relationship between young culture and globalization. Such articulation has allowed for structuring discussions about the concepts that emerged as central to this thesis: liquid youth, ambivalence and identity. Two sets of materials have constituted the corpus of analysis. Materials extracted from MTV Magazine (especially editorials and advertising campaigns) composed the first set. The second set resulted from discussions developed with two groups of Communication students of Centro Universitário Feevale. The investigation has evidenced the way an ambivalent phrase such as “showing attitude” has reached a remarkable locus in an equally ambivalent universe (that of young people) so as to take effect. It has also analyzed how and in which ways that phrase has found a singular and suggestive means, in the young universe, to be implemented.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBauman, Zygmunt, 1925-2017pt_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectAttitudeen
dc.subjectRevista MTVpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectMediaen
dc.subjectConsumptionen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectYoung cultureen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectMídia impressapt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectSociedade fluídicapt_BR
dc.titleTer atitude : escolhas da juventude líquida : um estudo sobre mídia, educação e cultura jovem globalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000582120pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples