Repositório Digital

A- A A+

Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição

.

Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Limites e possibilidades do processo de construção de projeto político-pedagógico : histórias de um curso de nutrição
Autor Souza, Carmem Lisiane Escouto de
Orientador Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Ensino superior
Formação
Nutrição
Prática pedagógica
Professor
Projeto pedagógico
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Curso de Nutrição.
[es] Curso de nutrición
[es] Educación
[es] Formación de profesores
[es] Identidad
[es] Proyecto político-pedagógico
Resumo A presente dissertação de mestrado pesquisa limites e possibilidades viáveis de observar, analisar e interpretar na construção do projeto político-pedagógico do Curso de Nutrição na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A autora é convidada, enquanto pedagoga, a assessorar este processo de construção. A pesquisa ganha um caráter de acompanhamento, participação e atuação, caracterizando-se por uma metodologia qualitativa de pesquisa-ação. Ao participar do processo de construção do projeto políticopedagógico, com o objetivo principal de observar, discutir e analisar possibilidades e limites, propõe caminhos para a concretização do mesmo. Ainda é estabelecida uma relação entre Educação e Nutrição em nossa sociedade nos seus processos de construção social buscando diferenças e aproximações entre uma área e outra, em suas concepções e na formação que promovem. O campo de pesquisa é apresentado por uma caracterização que considera a constituição social e profissional, a legislação que o rege (enquanto ensino) e como se constitui o curso pesquisado. Por fim, faz considerações sobre o trabalho e apontamentos em relação ao curso de Nutrição, no que diz respeito ao seu reconhecimento, dentro da própria instituição, à consolidação de sua identidade enquanto curso e a necessidade de constituição de um corpo docente efetivo de professoras nutricionistas, de maneira a garantir a implementação, o desenvolvimento e a continuidade de uma proposta político-pedagógica. Como eixo, acredita-se que a relação estabelecida nesta dissertação entre a conscientização e a prática pedagógica, entendida como processo de humanização, possa provocar um movimento de reflexão-ação-reflexão capaz de pensar e transformar a própria prática educativa, a práxis.
Resumen La presente disertación de maestría investiga límites y posibilidades de la construcción del proyecto político-pedagógico del Curso de Nutrición en la Facultad de la Medicina de la Universidad Federal de Rio Grande del Sur. La autora, en cuanto pedagoga, en la condición de asesora hicé el analisis, de la construcción del proyecto. La investigación gana un carácter de acompañamiento, participación y actuación caracterizándose por una metodología de investigación - acción de naturaleza cualitativa. Tiene como objetivo principal, al participar del proceso de construcción del proyecto políticopedagógico, observar, discutir y analizar las posibilidades y los límites de su construcción proponiendo, así, caminos para su concretización, a partir de una miarada pedagogica. La importancia de esa perspectiva es que todavia es establecida una relación entre Educación y Nutrición en nuestra sociedad; en sus procesos de construcción social, buscando diferencias y aproximaciones entre una y otra área, en sus concepciones y en la formación que promueven. El campo de investigación se presenta por una caracterización que considera la constitución social y profesional, la legislación que mientras lo rige, le enseña, y como se constituye el curso investigado. Finalmente, aporta las conclusiones personales acerca del trabajo y los apuntes en relación al curso de Nutrición, en aquellos aspectos que dice respecto a su reconocimiento, dentro de la propia institución, también como la consolidación de su identidad en cuanto carrera y la necesidad de la constitución de un cuerpo efectivo de profesoras nutricionistas, de modo a garantizar el desarrollo y la continuidad de una propuesta político-pedagógica. Como eje, se cree que la relación establecida en esta disertación entre la concientización y la práctica pedagógica, entendidas como un proceso de humanización pueden provocar un movimiento de reflexión – acción – reflexión capaz de pensar y transformar la propia práctica educativa, en práxis.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/8599
Arquivos Descrição Formato
000582141.pdf (1.257Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.