Repositório Digital

A- A A+

Avaliação institucional na ESEF : o desafio de uma construção coletiva

.

Avaliação institucional na ESEF : o desafio de uma construção coletiva

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação institucional na ESEF : o desafio de uma construção coletiva
Outro título Institutional evaluation at the ESEF : the challenge of collective construction
Outro título Evaluación institucional en la ESEF : el desafio de una construcción colectiva
Autor Marques, Cíntia Bueno
Palma, Miriam Stock
Fonseca, Cintia Cibele Ramos
Brauner, Mario Roberto Generosi
Resumo Este artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a caminhada que o Núcleo de Avaliação da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NAU/ESEF/UFRGS) vem trilhando na área da avaliação institucional. Após uma breve contextualização histórica da avaliação do Ensino Superior nas Universidades brasileiras e, mais especificamente, na UFRGS, discorremos a respeito da metodologia empregada pelo NAU da ESEF no processo avaliativo desenvolvido dentro da Unidade. A partir desta experiência de construção coletiva, trazemos alguns questionamentos acerca do tema, na tentativa de contribuir para discussões que possam vir a ocorrer em diversos âmbitos.
Abstract This paper aims to present some reflections on the journey that the Center for Assessment of the School of Physical Education of the Federal University of Rio Grande do Sul (NAU/ESEF/UFRGS) has been going through in the area of institutional assessment. After a brief historical overview of the assessment of Higher Education in universities in Brazil and, more specifically, at UFRGS, we shall discuss about the methodology employed by the NAU of the ESEF in the assessment process developed within the Unit. From this experience of collective building, we bring up some questions about the issue, aiming to contribute to discussions that may occur in different areas.
Resumen Este artículo tiene por objetivo presentar algunas reflexiones sobre el camino que el Núcleo de Evaluación de la Escuela de Educación Física de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (NAU/ESEF/ UFRGS) viene recorriendo en el área de la evaluación institucional. Después de una breve contextualización histórica de la evaluación de la Enseñanza Superior en las Universidades brasileñas y, más específicamente, en la UFRGS, discurrimos respecto a la metodología empleada por el NAU de la ESEF en el proceso evaluativo desarrollado dentro de la Unidad. A partir de esta experiencia de construcción colectiva, traemos algunos cuestionamientos acerca del tema, con el fin de contribuir a discusiones que puedan venir a ocurrir en diversos ámbitos.
Contido em Movimento, Porto Alegre,. Vol. 16 n. esp. (2010), p. 97-111
Assunto Avaliação institucional
Educação superior
Grupos focais
Universidades
[en] Focus groups
[en] Higher education
[en] Institutional assessment
[en] Universities
[es] Educación superior
[es] Evaluación institucional
[es] Grupos focales
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/86145
Arquivos Descrição Formato
000780395.pdf (101.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000780395-02.pdf (55.31Kb) Texto completo (espanhol) Adobe PDF Visualizar/abrir
000780395-03.pdf (56.04Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.