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Verificação de proposta de assento aeronáutico amortecedor de impacto

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Verificação de proposta de assento aeronáutico amortecedor de impacto

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Título Verificação de proposta de assento aeronáutico amortecedor de impacto
Outro título Verification of proposal of crashworthy aircraft seat
Autor Alves, Henrique Böckmann
Orientador Marczak, Rogerio Jose
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Aeronautical
[en] Crashworthy
[en] Impact
[en] Seat
Resumo Para atender normas aeronáuticas atualizadas e, principalmente, preservar a vida, mecanismos que agem protegendo o ocupante durante um impacto podem ser instalados na aeronave. Um exemplo de dispositivo desse tipo é o assento dissipador de energia. Neste trabalho é feita a análise cinemática e dinâmica de seu funcionamento. Utilizando as equações desenvolvidas, uma estrutura para um assento desse tipo é proposta e simulada numericamente. Para isso, as acelerações e massas são retiradas da norma FAR 23.562, caso b-1. Percebe-se uma proximidade entre os resultados obtidos com os previstos pelas equações. As curvas de aceleração e velocidade do ocupante e da aeronave apresentam o comportamento esperado, enquanto que a força compressiva na coluna do ocupante é estimada em 5668 , representando uma redução de 8,7 % em relação a um resultado encontrada na literatura para um assento sem o mecanismo dissipador exposto às mesmas condições de contorno. Por fim, é percebida uma grande influência da folga entre o ocupante e a estrutura do assento sobre a força limite do mecanismo, indicando que esse é o parâmetro que deve ser minimizado a fim de otimizar o sistema.
Abstract To meet updated aeronautical standards and, mainly, to preserve life, crashworthy mechanisms may be installed in the aircraft. An example of that is the energy absorbing seat. In this paper is made a cinematic and dynamic analysis of its operation. Using the developed equations, a structure for this type of seat is proposed and numerically simulated. The accelerations and masses are specified by FAR 23.562, case b-1. A small difference is noticed between the results from simulation and the obtained from the equations. The acceleration and velocity curves of the occupant and aircraft presented the expected behavior, while the compressive force in the spine of the occupant is estimated in 5668 , representing a reduction of 8.7 % relative to a result found in literature for a non-crashworthy seat exposed to the same boundary conditions. Finally, is perceived a strong influence of the clearance between the occupant and the assembly over the limit force of the mechanism, indicating that this is the parameter that must be minimized to optimize the system.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/86156
Arquivos Descrição Formato
000909769.pdf (829.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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