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Percepção dos consumidores sobre programa de descarte de resíduos recicláveis em redes supermercadistas de Porto Alegre

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Percepção dos consumidores sobre programa de descarte de resíduos recicláveis em redes supermercadistas de Porto Alegre

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Título Percepção dos consumidores sobre programa de descarte de resíduos recicláveis em redes supermercadistas de Porto Alegre
Outro título Percepciones de los consumidores sobre el programa de eliminación de residuos reciclables en una cadena de supermercados en Porto Alegre
Outro título Consumer´s perception about a program to dispose of recyclable waste on supermarket chains in Porto Alegre
Autor Callegaro-de-Menezes, Daniela
Dapper, Daniel
Resumo Atualmente, percebe-se um repensar da sociedade sobre o modo como os recursos são utilizados. Esta situação aponta para o desenvolvimento sustentável e sua relação com o mercado e os modelos de negócio praticados. Nesse contexto, é interessante entender o papel do varejo, buscando identificar a percepção dos consumidores quanto a um programa de descarte de resíduos recicláveis, utilizando a infraestrutura das redes supermercadistas. Para tanto, foi realizado um levantamento de dados por meio de entrevistas em profundidade e aplicação de questionário. Os resultados do estudo indicam que há demanda para modelos de negócios sustentáveis. Os entrevistados sugerem que a separação dos resíduos domésticos é vista tanto como uma ação social quanto uma maneira de colaborar com o meio ambiente. Além disso, os resultados sugerem que os respondentes não pensam ser conveniente propor que os consumidores levem os resíduos recicláveis até os supermercados para descartá-los, pois existe coleta seletiva em Porto Alegre. Contudo, se tal proposta proporcionar ganho financeiro aos consumidores, os entrevistados entendem que a iniciativa pode ter adeptos no curto prazo.
Abstract Nowadays, there is a rethinking of the society on how resources are used, which turns to the sustainable development and its relationship concern to the market and business models practiced. In this context there is interest in understanding the role of retail in order to identify the perception of consumers about a program to dispose of recyclable waste disposal, using the infrastructure of the supermarket chains. For this purpose, it was conducted in-depth interviews and a survey. The results of the study indicate that there is demand to sustainable business models. Respondents suggest that the separation of household waste is seen as a social action as well as a way to collaborate with the environment. Furthermore, the results suggest that they did not think it is convenient the proposal of consumers carrying their waste to the supermarkets to dismiss it once there is a selective collection system in Porto Alegre. However, if there is financial gain to consumers, respondents believe that in the short term such initiative can have adherents.
Resumen En la actualidad, percibimos un replanteamiento de la sociedad sobre cómo se utilizan los recursos. Esto apunta a un desarrollo sostenible y su relación con el mercado y los modelos de negocio se practican. En este contexto, es interesante para entender el papel de la venta al por menor con el fin de identificar las percepciones de los consumidores acerca de un programa para eliminar los residuos reciclables, utilizando la infraestructura de cadenas de supermercados. Por lo tanto, se llevó a cabo una recopilación de datos a través de entrevistas en profundidad y cuestionarios. Los resultados del estudio indican que existe una demanda de modelos de negocio sostenibles. Los encuestados indican que la separación de la basura doméstica es vista como una acción social y como una forma de colaborar con el medio ambiente. Además, los resultados sugieren que los encuestados creen que no es oportuno proponer que los consumidores traen los materiales reciclables a los supermercados para despedirlos porque no hay recogida selectiva en Porto Alegre. Sin embargo, si una propuesta de este tipo para proporcionar beneficios financieros a los consumidores, los encuestados creen que la iniciativa puede tener partidarios en el corto plazo.
Contido em Revista de gestão ambiental e sustentabilidade - GeAS. São Paulo. Vol. 2, n. 2 (jul./dez. 2013), p. 146-166
Assunto Consumo consciente
Meio ambiente
Reciclagem
Supermercados
[en] Conscientious consume
[en] Environment
[en] Supermarket
[es] Medio ambiente
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/86174
Arquivos Descrição Formato
000909811.pdf (870.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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