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Cohort study to evaluate nursing team performance in a theoretical test after training in cardiopulmonary arrest

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Cohort study to evaluate nursing team performance in a theoretical test after training in cardiopulmonary arrest

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Título Cohort study to evaluate nursing team performance in a theoretical test after training in cardiopulmonary arrest
Outro título Estudio de cohorte para evaluar el desempeño del equipo de enfermería en una prueba teórica, después de recibir entrenamiento en paro cardiorrespiratorio
Outro título Estudo de coorte para avaliar o desempenho da equipe de enfermagem em teste teórico, após treinamento em parada cardiorrespiratória
Autor Brião, Renata da Costa
Souza, Emiliane Nogueira de
Castro, Raquel Azevedo de
Silva, Eneida Rejane Rabelo da
Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento teórico da equipe de enfermagem quanto ao atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) antes, imediatamente após e decorridos seis meses de treinamento. Usou-se o método estudo de coorte, conduzido em um hospital especializado em cardiologia, Porto Alegre, RS (novembro/2005 a maio/2006). Incluíu-se enfermeiros (35 no pré-teste, 34 no pós e o mesmo número após seis meses), técnicos e auxiliares (232 no pré, 227 no pós e 104 após seis meses). Aplicou-se um questionário nos três períodos, considerando-se ‘conhecimento satisfatório’ 75% de acertos. Os resultados mostraram, no pré-teste, que 62,9% dos enfermeiros atingiram o percentual considerado satisfatório, no pós, 94,1% e decorridos seis meses, 64,7%. Entre os técnicos e auxiliares, no pré, 36,2% atingiram o percentual considerado satisfatório, no pós, 79,3% e 62,5% decorridos seis meses. Conclui-se que o treinamento em PCR melhora o conhecimento da equipe logo após o treinamento, havendo redução do escore de acertos após 6 meses.
Resumen El objetivo de este estudio fue evaluar el conocimiento teórico del equipo de enfermería en lo que se refiere a la atención de víctimas de paro cardiorrespiratorio (PCR) antes, inmediatamente después y transcurridos seis meses después del entrenamiento. Se utilizó el método estudio de cohorte, conducido en un hospital especializado en, Porto Alegre, RS (de noviembre/2005 a mayo/2006). Se incluyeron enfermeros, (35 en la pre-prueba, 34 en la post prueba y el mismo número después de seis meses), técnicos y auxiliares (232 en la pre, 227 en la post y 104 después de seis meses). Se aplicó un cuestionario en los tres períodos; se consideró ‘conocimiento satisfactorio’ a 75% de aciertos. Los resultados mostraron, en la pre-prueba, que 62,9% de los enfermeros alcanzaron el porcentaje considerado satisfactorio, en la post 94,1% y transcurridos seis meses, 64,7%. Entre los técnicos y auxiliares, en la pre, 36,2% alcanzaron el porcentaje considerado satisfactorio, en la post 79,3% y 62,5% después de transcurridos seis meses. Se concluye que el entrenamiento en PCR mejora el conocimiento del equipo inmediatamente después del entrenamiento, habiendo una reducción del puntaje de aciertos después de 6 meses.
Abstract Objectives: To evaluate nursing professionals’ theoretical knowledge of cardiopulmonary arrest (CPA) treatment before specific training, immediately after, and six months later. Methods: Cohort study, performed in a cardiology hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul (November/2005 to May/2006), Brazil. Nurses, nursing technicians and assistants were included. A questionnaire was administered in the three periods, and 75% of correct answers was considered a satisfactory result. Results: Thirty-five nurses participated in the pre-test, and 34 in the immediate and 6-month tests. Among technicians and assistants, 232, 227, and 104 participated in the pre-test, immediate, and 6-months tests, respectively. Among nurses, 62.9% achieved an adequate percentage of correct answers in the pre-test, 94.1% in the immediate, and 64.7% in the 6-months test; for nursing technicians and assistants, these values were 36.2%, 79.3%, and 62.5%, respectively. Conclusion: Training in CPA improved the nursing professionals’ knowledge immediately after its administration, with a reduction in the rate of correct answers after 6 months.
Contido em Revista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 17, n. 1 (jan./fev. 2009), p. 40-45
Assunto Enfermagem cardiológica
Parada cardíaca
[en] Education
[en] Heart arrest
[en] Nursing
[es] Educación
[es] Enfermería
[es] Paro cardíaco
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/86264
Arquivos Descrição Formato
000685405.pdf (156.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000685405-02.pdf (155.0Kb) Texto completo (espanhol) Adobe PDF Visualizar/abrir
000685405-03.pdf (156.9Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

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