Repositório Digital

A- A A+

Superfície do contato : fronteiras e espaçamentos

.

Superfície do contato : fronteiras e espaçamentos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Superfície do contato : fronteiras e espaçamentos
Outro título Surfaces of contact: borders and spacings
Autor Silva, Mariana Silva da
Orientador Fervenza, Helio Custodio
Data 2005
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Arte contemporânea : Brasil
Poeticas visuais
Resumo Superfícies do contato: fronteiras e espaçamentos trata-se de uma pesquisa no campo das Poéticas Visuais em que uma investigação teórica e uma prática artística entrecruzam-se. O grupo de trabalhos desenvolvidos - ponto e buraco (prumo); à distância (elétrico); vão; encaixe; o sentido do gesto; still; para preencher um buraco; marca d’água; tangente – levanta a noção de contato como situação de relação, encontro, interação entre determinadas superfícies (como o vidro, a parede, o tecido) e entre superfície e espaço tendo como referência a superfície epidérmica enquanto fronteira e espaçamento. São abordadas questões referentes aos contatos tátil e visual e suas possibilidades de sobreposições através da construção do gesto artístico. Neste sentido, estudam-se os procedimentos empregados (gesto do artista, objeto, fotografia, vídeo, livro de artista) e suas implicações conceituais na elaboração das proposições aqui investigadas.
Abstract Surfaces of contact: borders and spacings a Visual Poetics research project in which theoretical investigation and artistic practice intersect. The group of works developed - point and hole (plumb); distant (electrical); span; fit; the meaning of the gesture; still; to fill a hole; watermark; tangent – raise the idea of contact as a situation of relation, meeting, interaction between determined surfaces (such as glass, the wall, fabric) and between the surface and space with reference to the surface of the epidermis as border and spacing. Questions concerning visual and tactile contact and their possibilities and superimpositions through the construction of the artistic gesture are approached. In this sense, there is a study of the procedures employed (the artist’s gesture, object, photography, video, artist’s book) and their conceptual implications in the development of the propositions here investigated.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/8633
Arquivos Descrição Formato
000583757.pdf (4.461Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.