Repositório Digital

A- A A+

Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil

.

Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Crenças do professorado de educação física das escolas públicas de Porto Alegre -RS/Brasil
Outro título Beliefs of physical education teaching staff of public schools in Porto Alegre, Brazil
Outro título Creencias del profesorado de educación física de las escuelas públicas de Porto Alegre – RS/Brasil
Autor Molina Neto, Vicente
Resumo O presente estudo examinou as crenças docentes de 20 Professores de Educação Física das escolas públicas de ensino básico em Porto Alegre – RS, Brasil. As decisões metodológicas foram de natureza, predominantemente, etnográfica. Realizei observações desses professores no cotidiano das escolas, entrevistas semi-estruturadas e registrei minhas impressões e eventos significativos em um diário de campo. As crenças docentes revelaram-se elementos expressivos da cultura docente dos professores de Educação Física. Elas dão visibilidade ao pensamento dos docentes sobre sua ação na escola, aparecem como estratégias de sobrevivência no ambiente escolar e oferecem aos professores a possibilidade de ampliar sua autonomia relativa no exercício de seu trabalho. Facilitar que os professores de educação física reflitam sobre suas crenças docentes pode contribuir para a discussão de formação profissional.
Resumen El estudio examina las creencias de docentes de 20 Profesores de Educación Física de las escuelas públicas de Porto Alegre – RS, Brasil. Las decisiones metodológicas fueron de naturaleza, predominantemente, etnográfica. Hice observaciones de estos profesores en el cotidiano de las escuelas, entrevista semi-estructuradas e he registrado mis impresiones y eventos significativos en un diario de campo. Las creencias docentes han mostrado elementos expresivos de la cultura docente de los profesores de educación física. Ellas dan visibilidad al pensamiento de los docentes sobre su acción en la escuela, se muestran como estrategias para sobrevivir en el ambiente escolar e ofrecen a los profesores la posibilidad de ampliar su autonomía relativa en ejercicio de su trabajo. Facilitar que los profesores de educación física hagan reflexiones sobre sus creencias docentes puede contribuir para la discusión de su formación profesional.
Abstract The present study examined the teaching beliefs of 20 physical education teachers of public schools in Porto Alegre, Brazil. The nature of the present study was qualitative and, predominantly, etnographic. The author observed teachers in their day-to-day at school, carried out semistructured interviews, and registered his impressions and significant events on a field diary. Teaching beliefs appeared as significant elements of the teaching culture of physical education teachers. Teaching beliefs are a window to the thoughts of teachers on their role in school, appear as strategies for survival in the school environment, and enable teachers to extend their relative autonomy in the exercise of their work. Helping physical education teachers reflect on their teaching beliefs may contribute to the discussion on their academic education.
Contido em Movimento. Porto Alegre. Vol. 9,n. 1 (jan./abr. 2003), p. 145-169
Assunto Educação física e treinamento
Professor
[en] Teacher’s work
[en] Training of teachers
[en] Work of the teacher of physical education.
[es] Formación de profesores
[es] Trabajo del profesor de educación física
[es] Trabajo docente
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/86384
Arquivos Descrição Formato
000382577.pdf (250.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.