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A Escola Superior de Educação Física e o campo da formação de professores do estado sul-rio-grandense : as origens da formação especializada (1869-1929)

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A Escola Superior de Educação Física e o campo da formação de professores do estado sul-rio-grandense : as origens da formação especializada (1869-1929)

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Título A Escola Superior de Educação Física e o campo da formação de professores do estado sul-rio-grandense : as origens da formação especializada (1869-1929)
Outro título The School of Physical Education and the field of teacher training in the state of Rio Grande do Sul : the origins of specialized training (1869- 1929)
Outro título La Escuela Superior de Educación Física y el campo de la formación de profesores del estado de Rio Grande do Sul : los orígenes de la formación especializada (1869-1929)
Autor Lyra, Vanessa Bellani
Mazo, Janice Zarpellon
Resumo A fundação da ESEF esta inserida em um processo social, no qual a sociedade sul-rio-grandense foi mobilizada para o alcance de f inalidades que, antes mesmo de corresponderem a suas particularidades sociais, remetiamse à consolidação de um novo Brasil, país que então emergia enquanto organização política republicana. Assim, em nosso entendimento, qualquer tentativa de distinguir a ESEF enquanto primeira instituição de ensino a formar professores em nível superior no Estado, passa, necessariamente, pelo conhecimento dos esforços de sistematização desta prática formativa, que antecederam a sua chegada ao campo. De tal modo, o objetivo central do estudo foi o de compreender como ocorreu a formação de professores de Educação Física no período anterior a institucionalização da ESEF. Para tanto, o reconhecimento e a validade de novas versões sobre nosso objeto de estudo, bem como a utilização de fontes que anunciem procedências e naturezas diversas são elementos que compõe uma forma particular de apropriação da história, da qual procuramos aqui nos aproximar: a História Cultural. Nesse espectro, nossas investigações acerca do tema nos levaram a pontuar dois momentos significativos que atravessaram o campo nesses momentos iniciais: a ausência de formação especializada e, a partir do ano de 1929, a organização dos chamados "Cursos Intensivos de Educação Physica".
Abstract ESEF's foundation is inset in a social process, in which Rio Grande do Sul's society was mobilized to reach the purposes that, even before correspond to its social particularities, remitted to the consolidation of a new Brazil, country that was emerging as a republican political organization. Thus, in our thinking, any attempt to distinguish ESEF as the first teaching institution to graduate teachers in higher education in the state, passes through, necessarily, by the knowledge of the efforts for the systematization of this formative practice, which anteceded its arrival to the field. Therefore, the central aim of the study was to comprehend how occurred Physical Education teachers' formation in the previous period of ESEF institutionalization. Intending to do so, the recognition and the validity of new versions about our study object, and also the utilization of sources that announce provenances and diverse natures are elements that compose a particular form of history appropriation, of which we search to approximate here: Cultural History. In this spectrum, our investigations about this theme leaded us to punctuate two significative moments which have crossed the field in these initial moments: the absence of specialty formation and, from the year of 1929, the organization of the so-called "Physical Education Intensive Courses".
Resumen La fundación de la ESEF está insertada en un proceso social, en lo cual la sociedad de Rio Grande do Sul fue movilizada para el alcance de finalidades que, antes mismo de corresponder a sus particularidades sociales, eran remitidas a la consolidación de un nuevo Brasil, país que, entonces, emergía como una organización política republicana. Así, en nuestro entendimiento, cualquier tentativa de distinguir la ESEF como primera institución de enseñanza a formar profesores en nivel superior en el estado, pasa, necesariamente, por el conocimiento de los esfuerzos de sistematización de esta práctica formativa, que precedieron a su llegada al campo. De tal modo, el objetivo central del estudio fue comprender como ocurrió la formación de profesores de Educación Física en el periodo anterior a la institucionalización de la ESEF. Para tanto, el reconocimiento y la validad de nuevas versiones acerca de nuestro objeto de estudio, bien como la utilización de fuentes que anuncien procedencias y naturalezas diversas son elementos que componen una forma particular de apropiación de la historia, de la cual procuramos aquí nos acercar: la Historia Cultural. En este espectro, nuestras investigaciones acerca del tema nos llevaron a puntuar dos momentos significativos que atravesaron el campo en estos momentos iniciales: la ausencia de formación especializada y, a partir del año 1929, la organización de los llamados "Cursos Intensivos de Educación Física".
Contido em Movimento, Porto Alegre,. Vol. 16 n. esp. (2010), p. 37-60
Assunto Escola de educação física da UFRGS : História
[en] History
[en] Physical education
[en] Teachers' formation
[es] Educación física
[es] Formación de profesores
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/86391
Arquivos Descrição Formato
000780390.pdf (160.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000780390-02.pdf (95.94Kb) Texto completo (espanhol) Adobe PDF Visualizar/abrir
000780390-03.pdf (104.0Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

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